Gestão, Tendências

Impressão digital em papéis decorativos: veja como se capacitar para utilizá-los

Um dos grandes diferenciais entre as empresas moveleiras é o acabamento que elas proporcionam às peças produzidas. Por isso, conhecer boas práticas e novidades do mercado como a impressão digital é fundamental para quem busca se manter competitivo em relação aos concorrentes.

Apontada como tendência há alguns anos, a técnica de imprimir dados digitais gerados em um computador para uma mídia, como os papéis decorativos, por exemplo, tem sido muito utilizada atualmente, promovendo flexibilidade e criatividade em escala industrial.

De acordo com Ana Marques, do departamento de marketing da Schattdecor, “a tecnologia de impressão digital de alta qualidade se dá por meio de uma máquina inkjet (jato de tinta) industrial”, destaca.

Vale lembrar que, após impressos, esses papéis decorativos são processados, da forma convencional, pelas indústrias de painéis de madeira ou laminados de alta pressão, transformando-se em chapas de MDF, MDP ou HPL que, posteriormente, são aplicados em projetos de interiores por arquitetos, designers e marceneiros.

Entre outras vantagens, a impressão digital não apresenta limite de produção, sendo possível desenvolver projetos em pequena ou grande escala totalmente personalizados e customizados. Além disso, é uma tecnologia que ajuda as empresas a entregarem ao mercado um produto de alto valor agregado, que segue as tendências mais atuais do segmento.

Como capacitar a mão de obra para a impressão digital de painéis decorativos?

De acordo com a especialista, não é preciso realizar uma “revolução” na produção da empresa para adotar a impressão digital. Mas o passo principal é desenvolver uma cultura de inovação na indústria, motivando os funcionários a aderirem à novidade.

Depois disso, naturalmente, é preciso realizar um treinamento para operação da impressora, a fim de que o  operador tenha a habilidade necessária para otimizar o desempenho e as capacidades do equipamento. E se a criação dos padrões e das artes for realizada internamente na empresa, é preciso que o funcionário consulte tendências, novidades e boas práticas do mercado, além de saber operar o software de criação.

Ana garante que “os painéis de MDF, MDP ou laminados de alta pressão, provenientes de papéis decorativos impressos digitalmente, não exigem uma capacitação técnica específica por parte dos profissionais. O diferencial do produto fica por conta do design que, graças à tecnologia de impressão digital, pode oferecer composições bastante ricas, como a mistura de vários materiais e cores, assim como desenhos em grandes formatos sem repetições. Portanto, o sucesso de um projeto que se beneficia das vantagens dessa tecnologia fica por conta da criatividade do profissional.

Sua empresa pensa em adotar a impressão digital em painéis decorativos? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo e até a próxima!


1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *