• ForMóbile is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Inovação

Impressão 3D para protótipo de móveis: como funciona?

A prototipagem rápida, também conhecida como impressão 3D ou manufatura aditiva, é uma tecnologia de fabricação em que uma peça tridimensional é modelada por meio da adição de camadas sucessivas do material que é aplicado no processo – no caso, o plástico é o mais utilizado em função de suas diversas qualidades estruturais, facilidade de manipulação e baixo custo em relação a outras matérias-primas.

Na indústria moveleira nacional, o uso da impressão 3D ainda é incipiente. No entanto, devido aos benefícios que o recurso agrega a esses negócios, projetos de aplicação da tecnologia já estão sendo realizados – por exemplo, para gerar protótipos de móveis e imprimir alguns componentes menores. Nas marcenarias, ela pode, ainda, ser utilizada para impressão de ferramentas.

“A impressão 3D traz mais agilidade para a confecção de protótipo de móveis e, portanto, para o fechamento de negócios da indústria moveleira. Hoje, é possível imprimir protótipos em diversos tipos de plástico, materiais que simulam cor e textura de pedra (Laybrick) e aqueles que imitam madeira (LayWood)”, afirma o engenheiro de produção Luiz Antonio Junior.

Esse último material merece um destaque no contexto da indústria moveleira. Ele surgiu em 2012, na Alemanha, sendo o primeiro filamento de aspecto real de madeira. Isso porque tem em sua composição 40% de madeira reciclada, além de polímeros de união. O alto percentual de madeira reciclada permite que, havendo necessidade, o material possa ser cortado, lixado e até mesmo pintado, e que a peça impressa realmente alcance o aspecto e o toque característicos da madeira. Além desse filamento, desde então, surgiram outros no mercado com a mesma proposta.

Benefícios da impressão 3D para protótipo de móveis

No processo tradicional de confecção de protótipo de móveis, leva-se, geralmente, mais de um mês para a conclusão dessa tarefa. Já na confecção via impressão 3D, é possível finalizá-la em apenas um dia.

Outro fator importante é lembrado pelo engenheiro de produção. “Problemas de equilíbrio e design, por exemplo, são facilmente identificáveis ao fazer esse tipo de prototipagem. Dessa forma, problemas que seriam caros de contornar na fabricação do móvel, são resolvidos antecipadamente e sem pesar no orçamento”.

Resumidamente, entre os benefícios da impressão 3D para protótipo de móveis, estão:

  • Redução no tempo de confecção.
  • Possibilidade de atender a prazos menores.
  • Produção prática e simples, sem demandar o envolvimento de um grande número de profissionais.
  • Fidelidade da peça final a seu modelo tridimensional.
  • Possibilidade maior de customização de projetos – mesmo para pequenas escalas de produção.
  • Qualidade do produto impresso.
  • Realização de testes não onerosos até se chegar ao protótipo do móvel ideal para a fabricação.
  • Maior satisfação do cliente: em determinados casos, o projeto da peça era apresentado somente no papel, mas, com a impressão 3D, o cliente pode conferir de modo muito mais impactante como seu móvel realmente ficará.

Desafios da impressão 3D para protótipo de móveis

Muitos dos desafios enfrentados pela indústria moveleira atualmente estão relacionados à tecnologia e à mão de obra.

Nesse caso, para que tudo saia como o esperado, é preciso dominar alguns conhecimentos, além do uso do software específico para impressão. É preciso ter em mente que a impressora vai entregar uma peça exatamente como a planejada – sendo assim, é preciso que aspectos como cálculos e modelagem estejam corretos para que, por exemplo, o protótipo de uma cadeira realmente pare em pé.

Ainda, “uma desvantagem é que peças volumosas, como é o caso dos móveis, ainda não podem ser impressas em escala real – pelo menos não nas impressoras mais comuns”, ressalta Luiz Antonio.

Você já conhecia a Impressão 3D para protótipo de móveis? Utiliza ou pensa em utilizá-la em seu negócio? Deixe sua mensagem nos comentários.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *