2018 está aí. E para que o ano seja realmente um período mais positivo para o setor moveleiro, não há outra coisa a se fazer do que melhorar a gestão da sua empresa. Afinal, aprimorar cada vez mais a forma como as organizações são gerenciadas, independentemente dos contextos econômicos, deve ser algo contínuo e comum a todos os gestores.
Pensando nisso, separamos, a seguir, três dicas importantes para que você evolua na forma como gerencia o seu negócio e alcance bons resultados, sobretudo nos próximos meses que estão por vir. Confira:
Inove para sair do “mais do mesmo”
Diante da retomada da economia que começou a dar seus primeiros sinais em 2017, as empresas não podem mais ficar presas ao tradicional “mais do mesmo”. Uma prioridade para o próximo ano é reestruturar a capacidade de inovar em todos os sentidos: modelos de negócio, produtos, processos produtivos, etc.
Falamos muito por aqui ao longo deste ano sobre as inúmeras oportunidades proporcionadas pelo conceito da Manufatura Avançada, também chamada de Indústria 4.0. E vale a pena lembrar que, sair na frente, contemplando-a em seu planejamento estratégico o quanto antes, é uma maneira de colocar a sua empresa à frente de seus competidores.
Reveja os seus processos
Em função dos tempos difíceis, muitas organizações tiveram de reduzir pessoas, estruturas e recursos. Mas agora, diante de uma nova perspectiva econômica, é chegada a hora de rever todos os processos da sua empresa, redesenhando fluxos para entregar produtos e serviços de forma altamente produtiva, flexível e rápida aos clientes.
Melhore a gestão do capital humano
O maior dano de uma empresa é o desengajamento de seus funcionários, principalmente depois de momentos difíceis como os vividos nos últimos anos. Por isso, é necessário criar um ambiente no qual todos participem e coloquem o cliente como foco das ações.
“Quando se trata da gestão de pessoas, empresas dos mais diversos portes acabam falhando na questão do engajamento das pessoas. Mais do que benefícios, o gestor precisa engajar o seu colaborador, fazendo com que ele se sinta parte daquela organização”, afirma Francisco Albuquerque, coordenador da pós-graduação em Design Estratégico do IED-SP, e sócio da Arco | Desenvolvimento Criativo.
Se você não tem recursos para oferecer estímulos financeiros aos seus colaboradores em 2018, uma boa dica é investir em treinamentos e capacitação. Isso, além de desafiar os funcionários e elevar o seu conhecimento técnico, é uma excelente maneira de reter talentos, demonstrando que você investe em sua equipe.
Quer saber mais sobre como preparar a sua empresa para 2018? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima.