ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Produção brasileira de móveis acumulou alta de 4,6% em 2017

Article-Produção brasileira de móveis acumulou alta de 4,6% em 2017

producao-nacional-moveis-alta-2017-formobile

Depois de um longo período de recessão, a indústria moveleira começa, enfim, a dar sinais de recuperação e a vislumbrar um futuro mais promissor. Isso porque a produção de móveis em todo o Brasil acumulou alta de 4,6% em 2017, segundo a Pesquisa Industrial Mensal da Produção Física (PIM-PF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Além disso, dezembro foi o melhor mês do ano para as empresas do setor na comparação com novembro, registrando alta de 15,2%. Este número elevou também o índice de expansão na comparação com dezembro do ano anterior (6,9%).

Desde o segundo trimestre de 2017, os indicadores econômicos já colocavam 2018 como o ano da retomada do crescimento do segmento, promovendo a transição de um ciclo de recessão para outro de franca expansão.

Mas para que esta onda de positividade do mercado se torne cada vez mais forte e seja traduzida em números reais, cabe aos industriais brasileiros o desafio de investir mais para voltar a crescer, apostando em novos processos de manufatura para se tornar mais produtivo e competitivo, além de fazer frente aos concorrentes no mercado externo. Afinal, se há uma lição deixada pela crise, é a necessidade da internacionalização da produção das empresas que precisam, também, disputar o seu espaço “lá fora”.

Fabio M. Narahara, diretor de marketing da Ingersoll Rand, lembra que “investimentos em maquinários são sempre necessários, seja para expansão ou manutenção de uma empresa no mercado. Em tempos de crise, no entanto, muitos empresários tentam prolongar ao máximo a vida útil de seus ativos, mas esta estratégia chega a um limite. Em paralelo, equipamentos novos, com maior produtividade e eficiência, são lançados. Ou seja, existe sempre a intenção de voltar a investir em máquinas.”

Mostrar ao mercado que a sua empresa sobreviveu à crise também é fundamental neste momento de virada econômica. Isso denota boa gestão, além de um produto forte e competitivo. Portanto, a hora de expor isso ao seu cliente é agora.

Quer saber mais sobre as perspectiva da indústria moveleira nacional? Continue acompanhando o nossa canal de conteúdo e até a próxima. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar