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Precificação estratégica para marcenarias

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Confira as dicas da especialista Paula Dutra para saber precificar seus produtos de forma mais assertiva

Estima-se que, no Brasil, cerca de 23% das marcenarias fecham por má gestão. Esse número é um alerta que nos mostra que, independentemente da qualidade dos produtos que estão sendo entregues, o que dita o futuro de um negócio é a maneira como ele está sendo gerenciado.

Mas, afinal, por onde começar a resolver os problemas de gestão de uma marcenaria?

Para a marceneira Paula Dutra, desenvolvedora do sistema de precificação FLEP, há quatro perguntas fundamentais que devem ser feitas pelo gestor de uma marcenaria. São elas:

  • Quanto custa sua hora produtiva?
  • Qual valor médio do seu faturamento?
  • Qual sua porcentagem de lucro atual?
  • Quanto você precisa vender para atingir o lucro estabelecido?

Depois de responder a essas perguntas, há outros cinco termos que precisam ser entendidos:

Capacidade produtiva: diz respeito a quantidade de produtos que a empresa consegue produzir por mês, ou seja, quanto é possível entregar em faturamento;

Ponto de equilíbrio: consiste no tanto que a marcenaria precisa vender para fechar o mês conseguindo pagar as contas sem prejuízos mas também sem lucros;

Margem de contribuição: é a quantia em dinheiro que sobra da receita obtida através da venda de um produto após retirar o valor dos gastos variáveis (custos e despesas);

Meta de venda: deve ser definida a partir do ponto de equilíbrio da empresa, de forma a estabelecer o quanto precisa ser faturado para se obter lucro;

Planejamento: para fazer o bom planejamento de uma marcenaria é necessário entender os quatro pontos anteriores e, assim, definir o que precisa ser ajustado para alcançar o crescimento da empresa. 

Como colocar sua marcenaria na ponta do lápis?

De acordo com Paula Dutra, depois de ter os tópicos anteriores bem estabelecidos fica mais fácil precificar um produto sem erros. Mas os pontos de atenção não param por aí.

“Para obter a precificação correta é preciso, antes de mais nada, ter contas de pessoa física e pessoa jurídica separadas e definir o quanto sua vida pessoal e a sua empresa custam separadamente”, enfatiza a marceneira.

“Uma dica importante é determinar seu pró-labore, ou seja, o quanto você é responsável financeiro pela sua casa e qual valor que você precisa para sustentar sua vida ou a sua família”, continua a especialista.

Ela também destaca que é essencial fazer o levantamento de gastos mensais pessoais tanto de despesas quanto de custos para, assim, poder considerar qual deve ser seu salário. Ou seja, o quanto você precisará tirar limpo por mês sem considerar quaisquer gastos e despesas da própria marcenaria. Afinal, as suas contas pessoais devem estar separadas das contas empresariais.

E quando o assunto é custo empresarial, Paula pontua que é imprescindível que no cálculo de despesas mensais os marceneiros considerem tópicos que costumam ser deixados em segundo plano como a depreciação de suas máquinas e equipamentos, a determinação da folha de pagamento com os devidos encargos e, principalmente, o quanto custa o tempo de trabalho do marceneiro. Isso porque, esquecer de incluir esses números pode fazer as contas não fecharem no final do mês. 

Como fazer a precificação correta de um produto?

Depois de entender todos esses números é hora de fazer a precificação de fato.

E, para concluir essa etapa de forma correta, o primeiro passo é fazer a determinação exata da quantidade necessária de matéria-prima para cada produto, em seguida some os gastos que foram definidos nos seus cálculos de gestão e divida eles por 22 dias (considerando que sua empresa funciona apenas em dias úteis). Depois considere a quantidade de dias necessários para entregar o produto que está sendo precificado e calcule o total de gastos que sua empresa terá por dia de produção. 

Por fim, a marceneira alerta: não se esqueça de considerar o valor dos impostos pagos pela sua empresa, as comissões combinadas com seus parceiros e o valor dos juros da sua maquininha de cartão (que variam de acordo com a quantidade de parcelas escolhida por cada cliente na hora do pagamento).

Depois de todo esse cálculo, basta finalizar a conta definindo seu lucro. E, para isso, tenha como base a qualidade do item que está sendo produzido e o poder aquisitivo do seu público-alvo.

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