Você já ouviu falar no termo overdelivery?
Sabe como o conceito pode ser aplicado em sua empresa, independentemente do segmento, atuação ou público-alvo? Continue por aqui!
Definição de overdelivery
Overdelivery, em tradução livre, significa “entrega em excesso” ou entregar mais. Com esse objetivo, o método overdelivery tem o objetivo de superar todas as expectativas do respectivo cliente.
Ou seja, oferecer a melhor experiência de compra possível ao longo de todo o processo de escolha e decisão.
O overdelivery tem o poder de surpreender o público, que automaticamente construirá uma relação de fidelidade com o seu fornecedor.
Trata-se de um grande passo ante a concorrência, não é mesmo?
Overdelivery na prática
Para além da teoria, fica mais fácil entender o conceito em questão com exemplos práticos.
O overdelivery pode ser aplicado em diferentes etapas de um contato comercial. Especificamente com relação ao setor de marcenaria, Fernando Imazu, consultor e especialista em móveis planejados, afirma que o overdelivery pode ser entregue em diferentes pontos de trabalho.
“Entre os principais, no atendimento, produto, entrega, pós-venda, etc. O objetivo é sempre gerar uma boa surpresa para o cliente.”
1. Entrega e atendimento
Segundo a Omie, empresa especializada em gestão e inovação, o fornecedor pode oferecer, por exemplo, um prazo de entrega reduzido, o que ajuda a reter clientes, uma vez que tal comodidade agrada quem compra. Tudo isso faz parte do atendimento, que deve ser excepcional em qualquer etapa.
2. Informações úteis
O que os clientes mais precisam quando efetuam uma compra é de informações. Ao oferecê-las, o fornecedor mostra ao público que se preocupa com ele. Trata-se de mostrar zelo, além do interesse em vender. O cliente se sentirá especial e indicará a empresa para outros.
3. Experiências
Aqui, um exemplo valioso. Conforme informações da Omie, “garantir uma experiência de compra única durante todo o processo é essencial para gerar uma boa impressão no cliente e fazer com que ele tenha ainda mais interesse pela empresa”.
4. Descontos e mais
Uma outra ótima opção para agradar o cliente é oferecer descontos extras, entre outros tipos de benefícios. Afinal, todo mundo gosta de economizar em uma compra, correto?
Quando o fornecedor oferece um desconto e uma boa experiência de compra, mostra à clientela que está disposto a agradá-la para que volte mais vezes.
Além disso, os descontos, benefícios e até brindes podem ser usados em uma ação de marketing para divulgação de novos produtos, serviços ou até mesmo do portfólio constante da marca.
De acordo com Fernando Imazu, o fator surpresa é essencial para qualquer negócio.
5. Imagem
A imagem da empresa é perfeita para direcionar ao público uma atenção especial. A Omie exemplifica com as embalagens.
“A forma como os produtos serão embalados evidencia cuidado e uma atenção maior ao cliente, o que gera um vínculo mais substancial”. Outra coisa, quando a imagem da empresa agrada o cliente, ele tende a divulgar de alguma forma – principalmente com fotos nas redes sociais.
Tal estratégia atrai ainda mais clientes e não gera custos extras – o chamado engajamento orgânico.
Benefícios do overdelivery
Ao pensar no cliente como alguém especial, de modo a entregar a melhor experiência possível, a empresa terá o retorno esperado. Sem dúvida!
Entre os benefícios:
- Novos públicos;
- Fidelização dos clientes;
- Visibilidade;
- Posicionamento de mercado;
- Sucesso nas vendas!
Dica
Antes de planejar o overdelivery da empresa, é essencial que o empreendedor defina os recursos que serão utilizados e/ou lançados.
Para isso, é imprescindível conhecer o público, garantindo que a respectiva estratégia o alcance e atenda às suas expectativas. “Não adianta oferecer um prêmio ou uma recompensa que não condiz com o interesse do cliente”, ressaltam os especialistas da Omie.
Neste sentido, vale destacar que o overdelivery deve ser pensado de maneira detalhada no início, meio e fim da determinada ação.
Resultado: a captação e o encantamento dos clientes, com ótimos retornos à empresa e sem custos excessivos.