Conheça as sete áreas que mais geram retrabalho em uma marcenaria e aprenda a contornar possíveis problemas
Engana-se quem pensa que é apenas trabalhando mais que se lucra mais. A verdade é que o segredo para obter lucro não está em aumentar a demanda mas sim em reduzir os retrabalhos e, consequentemente, eliminar os prejuízos.
“Talvez você não precise faturar mais e sim reduzir o retrabalho na sua marcenaria”, pontua o consultor Fernando Imazu.
Segundo ele, o retrabalho consome não só o dinheiro como também a sanidade mental dos marceneiros e, por isso, deve ser tratado como prioridade. “É preciso criar ações para eliminar ou reduzir o retrabalho ao invés de gastar tempo reduzindo os problemas trazidos por ele”.
Mas, afinal, como reduzir os retrabalhos dentro de uma marcenaria?
Menos retrabalho e mais lucro
Para Fernando, há sete principais áreas que geram retrabalho nas marcenarias e, com algumas estratégias, é possível contornar esses problemas e aumentar os lucros.
Confira as dicas do especialista para reduzir contratempos em cada uma das etapas de um projeto:
1. Briefing: errar nessa etapa irá fazer você ter retrabalhos nos processos posteriores. Por isso é importante fazer perguntas abertas para os clientes visando entender suas necessidades, desejos e vontades. Também é importante saber interpretar essa conversa com o cliente para além do que ele fala, afinal, muitas vezes eles não sabem expressar o que querem. Outro detalhe importante dessa etapa é anotar todas as informações de forma organizada e clara para evitar confusões.
2. Levantamento de informações: o primeiro passo para não errar nesse processo é separar o momento de fazer o briefing do momento de coletar informações, isso porque é necessário total foco e concentração na hora de tirar as medidas do local. Nessa etapa também é importante se atentar aos eletrodomésticos que farão parte do projeto e considerar em suas anotações espaços para eles e para as tomadas (que nunca devem estar atrás deles).
Para evitar retrabalhos, esclareça dúvidas e alinhe possíveis problemas com o arquiteto do projeto. E não se esqueça de deixar tudo devidamente documentado.
3. Execução do projeto: o segredo para evitar erros em um projeto é fazer um briefing assertivo, além disso, é importante considerar o orçamento do cliente e alinhar com o arquiteto o que pode ser modificado no projeto para se adequar ao valor estimado. Nessa etapa, seja claro em relação ao que você pensa sobre o projeto e converse com o cliente sobre o que pode dar errado ou o que pode não funcionar sugerindo de que maneira esses pontos podem ser melhorados. Depois de entrar em consenso com o cliente e com o arquiteto documente as decisões tomadas.
4. Problemas de interpretação/comunicação: para evitar esse tipo de problema é essencial documentar todas as etapas e todos as modificações feitas ao longo da execução do projeto. Dessa forma, não haverá margem para dupla interpretação. Aposte sempre em uma comunicação assertiva e facilite o acesso às informações do projeto.
5. Perdas, descuidos ou falta de atenção: durante a execução do projeto evite pontos de contato com os móveis que estão sendo produzidos e, para isso, não exite em investir em bancadas ou disponibilizar mais espaço para a confecção das peças.
Outra dica para evitar esse tipo de problema é investir na especialização dos seus colaboradores para aperfeiçoar cada vez mais o trabalho deles e implementar na empresa uma cultura de cuidado e responsabilidade.
6. Falta de satisfação do cliente: para evitar a frustração dos clientes elimine promessas que podem acabar não sendo cumpridas e mantenha uma clara comunicação em relação ao que foi comprado e o que será entregue. Além disso, se atente às datas e considere o seu prazo a partir da data do recebimento das medidas.
Caso aconteça algum atraso durante o processo, comunique para o cliente o que está acontecendo e defina uma nova data realista (de forma a evitar um novo atraso).
7. Falta de documentação e entrega: registre todas as informações e deixe-as documentadas enviando para o cliente. Na hora da entrega, faça essa etapa você mesmo e verifique se está tudo dentro do esperado. Por fim, pegue a assinatura do cliente confirmando que estava tudo conforme o combinado.
Com essas dicas ficou mais fácil fazer a sua marcenaria decolar, deixando o retrabalho para trás e conquistando o lucro tão desejado!
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