ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Entenda o que é eficiência energética na indústria moveleira

Article-Entenda o que é eficiência energética na indústria moveleira

Eficiência energética é demanda de todas indústrias.png
Eficiência energética é o conceito e grupo de estratégias para uso eficiente de recursos como a eletricidade. Entenda mais e o impacto para as indústrias

A guerra na Ucrânia levantou um tema que é importante para todas as empresas, de todos os países: a eficiência energética. No caso dos europeus, eles dependem do gás natural russo, de usinas nucleares (em desativação) e de termoelétricas movidas a carvão.

Paralelo a isso, as fábricas precisam dividir a energia produzida com as residências, que dependem do aquecimento para que seus moradores suportem o inverno rigoroso desse continente.

No Brasil, os desafios energéticos são outros. As usinas hidroelétricas são reféns do volume de chuvas, que tem sido alterado pelas mudanças climáticas. Sem água, a energia passa a ser gerada pelas termoelétricas, mais caras e mais poluentes.

Isso tem feito com que as fábricas de móveis, painéis de madeira, ferramentas e até mesmo as marcenarias estejam buscando por mais eficiência energética, com o objetivo de se prepararem para eventuais crises desse setor.

Neste material, vamos explicar as vantagens de alcançar eficiência energética na produção de móveis e como iniciar esse processo.

Vantagens que a eficiência energética traz à empresa

Primeiro, precisamos definir o que é eficiência energética. De um modo resumido, podemos defini-la como o uso eficiente de todos os recursos energéticos disponíveis, evitando o desperdício.

Repare que não estamos falando apenas de eletricidade, mas de outros combustíveis, como a gasolina usada nos veículos de entrega.

Economia financeira

Quando uma empresa alcança eficiência energética, os custos com combustíveis caem. Isso gera uma economia anual que pode ser reinvestida no negócio, melhorar o fluxo de caixa, evitar endividamentos etc.

Posiciona a marca sobre o tema

Os clientes estão mais atentos às questões ambientais. Pesquisa feita pela PwC mostra que, para metade dos entrevistados, as questões ambientais são importantes na decisão da compra.

Isso significa que um consumidor pode escolher um móvel não só pelo preço ou pela qualidade, mas pela forma como a marca fabrica o produto.

Divulgar que os processos de produção e transporte são eficientes sob o ponto de vista energético podem ajudar a construir uma boa imagem para a empresa.

Torna a empresa mais competitiva

Se um negócio consegue produzir mais móveis consumindo menos energia, ele repassará ao consumidor produtos com um preço mais acessível — o que destacará a marca no mercado.

A eficiência energética é uma das possibilidades que um negócio tem de se tornar mais competitivo, inclusive no mercado internacional.

Prepara a empresa para momentos difíceis

Como citamos no começo deste artigo, crises energéticas podem ocorrer por vários motivos. A pandemia, por exemplo, mexeu com os mercados de petróleo, e a guerra na Europa com a chegada do inverno aumentaram muito o preço da energia.

Para evitar que a produção encareça muito ou até que ela precise ser interrompida, os fabricantes precisam buscar a eficiência energética das suas fábricas continuamente.

Aumenta as chances de obter capital

A eficiência energética é um atestado de competência. Para pequenas empresas, ela mostra que o negócio se preocupa com a redução de custos e com a modernização de processos.

Nas grandes fábricas, ela demonstra que a empresa está se preparando para os grandes desafios que virão, como as metas de ESG.

Sendo assim, comprovar a eficiência energética pode ajudar empresas a obterem capital, linhas de crédito e até atrair sócios.

Obtendo eficiência energética

Com tantos benefícios, é provável que você esteja ansioso para dar os primeiros passos rumo ao melhor uso energético dentro da sua empresa, não é? Então, vamos aprender a fazer isso agora.

Faça uma vistoria das instalações

Quando as instalações elétricas têm algum problema, elas podem contribuir para um aumento do consumo energético — além de danificarem os equipamentos e encarecerem a contratação de seguros.

Por isso, é fundamental que as vistorias sejam feitas de forma preventiva, modernizando as instalações. Esse mesmo cuidado deve ser tomado com a frota de veículos, pois, como já mencionado, diesel e gasolina também são energia.

Outro objetivo da vistoria é identificar pontos de desperdício de energia, como uso inadequado de equipamentos.

Modernize máquinas e ferramentas

Os equipamentos de hoje têm um consumo energético mais eficiente. É claro que trocar as máquinas usadas requer planejamento financeiro, mas essa medida não deve ser ignorada, pois se trata de um investimento. Existem linhas de crédito especiais para esse tipo de investimento e elas devem ser consideradas.

Um segundo exemplo de modernização é o projeto de iluminação da sua fábrica ou marcenaria. Opte por lâmpadas de LED. Contudo, não se esqueça de que elas devem proporcionar a iluminação adequada para o ambiente de trabalho, que é diferente das residências — e, no caso das fábricas de móveis, precisa atender às Normas Regulamentadoras (NR).

Considere o uso de painéis solares

Se o consumo energético da sua empresa for elevado, o uso de painéis solares pode ser uma boa solução. Nesse caso, os painéis gerarão eletricidade que abastecerá a empresa.

O excedente é enviado à rede ou companhia elétrica da sua cidade, gerando crédito para sua empresa.

Hoje, os painéis já são usados até em residências. Todavia, antes de instalar, converse com um engenheiro elétrico para verificar se essa troca é mesmo viável.

Agora que você entendeu mais sobre o que é e como alcançar a eficiência energética, inicie esse processo de mudança, pois ele será cada vez mais necessário para empresas de todos os portes!

Falando em eficiência na indústria moveleira, conheça as madeiras brasileiras mais utilizadas na construção e fabricação de móveis.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar