ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como receber e organizar amostras de arquitetura e design de interiores

Article-Como receber e organizar amostras de arquitetura e design de interiores

Como receber e organizar amostras de arquitetura e design de interiores.png
As amostras de materiais são essenciais para a especificação nos projetos. Junto aos fornecedores, é importante pedir apenas amostras que realmente serão utilizadas

Profissionais da arquitetura e design de interiores devem saber com exatidão todos os aspectos relacionados aos materiais que utilizarão para um respectivo projeto, correto? O toque de cada peça, efeito, etc devem ser conferidos de perto.

Ou seja, é preciso que o especialista valide seu projeto antes mesmo de apresentá-lo ao cliente.

A solução para essa necessidade é a aquisição de amostrar de materiais, entre eles, MDF, pedras, porcelanatos, vidros, perfis, tecidos, entre outros.

A importância das amostras de materiais

Segundo Tatiana Krug, Designer de Interiores, as amostrar contribuem para um projeto mais fiel e para que o profissional possa explicar e defender melhor as escolhas dos itens e materiais.

“As amostras ajudam até mesmo no momento da criação dos projetos. Com elas, é possível conferir se há harmonia entre as escolhas.”

Ou seja, os mostruários proporcionam confiança e segurança, tanto por parte do arquiteto e/ ou design de interiores quanto por parte do cliente.

“Não serve somente para montar o moodboard, mas para criar ambientes e melhorar o repertório”, explica Tatiana.

A especialista ainda diz que é necessário conhecer os materiais e suas características, incluindo resistência e cores. “Ver tudo isso na tela do computador não é o suficiente”, ressalta.

Como conseguir amostras de arquitetura?

Dada a importância de se ter amostras de arquitetura, a pergunta é: como fazer para recebê-las? Quais medidas os profissionais devem tomar?

O primeiro passo é, obviamente, entrar em contato com os fabricantes dos materiais. “É fundamental que o profissional explique que gostaria de especificar os produtos da marca e aproveitar para pedir kits de amostras”.

Esse contato pode ser via site, redes sociais, e-mail, telefone, etc. Algumas marcas possuem formulários para essa aquisição. Muitas enviam as amostras gratuitamente, enquanto outras cobram algum taxa para isso.

Outra dica, de acordo com Tatiana, é visitar as lojas distribuidoras dos materiais. Normalmente, elas possuem catálogos e mostruários e podem dividir com possíveis parceiros.

“Além disso, é fundamental aceitar convites das marcas, por exemplo, para uma visita à fábrica ou novas empresas”. Conforme a designer de interiores, no caso do MDF, por exemplo, vale a pena entrar em contato com marcenarias. A fim de fechar negócios, essas empresas também disponibilizam mostruários.

“É importante trabalhar com fornecedores sempre dispostos a ajudar, porque os melhores sabem da importância e da diferença que faz o fornecimento de amostrar de arquitetura.”

Em outra dica, Tatiana destaca que é importante pedir apenas amostras dos materiais que realmente serão utilizados. Ou seja, não vale a pena estocar amostras, mas tê-las sempre em uso.

Também é indispensável visitar eventos segmentados, uma vez que os expositores e participantes costumam distribuir amostras, catálogos e itens fundamentais para compor projetos e ajudar nesse desenvolvimento.

A propósito, a própria ForMóbile é palco para isso. O evento oferece inúmeras oportunidades para arquitetos e designers encontrarem amostras com as melhores marcas do mercado em tecidos, painéis, ferragens, acessórios, etc.

Confira os principais motivos para visitar a ForMóbile.

Como organizar amostras de arquitetura?

Quando o arquiteto ou o design de interiores receber suas amostras, é imprescindível que saiba como organizá-las.

O primeiro ponto de atenção é sobre a disponibilidade de espaço. Depois, vale pensar quais são as peças mais usadas e colocá-las num local mais acessível. Tudo varia conforme o fluxo de trabalho.

Caso o escritório seja grande, vale a pena reservar uma sala somente para as amostras. Neste espaço, inclusive, poderão ser feitas as reuniões com os clientes.

No caso do home office, é fundamental separar um espaço para organizar os catálogos e peças de modo que eles não se misturem com os itens da casa.

A organização é crucial. Os materiais devem ser guardados por categorias. Por exemplo: os vidros, os revestimentos, os tecidos, as madeiras, etc. Cada um com sua “família”. As paletas de cores também ajudam a ordenar os materiais.

Por fim, se o profissional costuma levar materiais nas visitas aos clientes, é preciso providenciar transportadores leves e que facilitem a vida. Entre eles, caixas organizadoras transparentes ou malas com rodinhas.

O objetivo é manter a integridade dos materiais, independentemente do local de armazenamento.

Depois de ganhar e organizar suas amostras de materiais, aproveite para conhecer as tendências em móveis planejados para 2024.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar