A falta de controle de matéria-prima é comum tanto em marcenarias em início de operação quanto naquelas que já estão consolidadas no mercado, o que impacta diretamente na qualidade do serviço prestado. Afinal, a gestão adequada do estoque influencia no fluxo de trabalho, nos custos da empresa e na sua organização como um todo.
Em uma marcenaria, o estoque de materiais deve ser enxuto, devido à particularidade da produção sob medida. O armazenamento deve ser composto, basicamente, por itens que sejam aplicáveis na maioria dos móveis fabricados. Entre esses insumos e componentes estão: cavilhas, corrediças, dobradiças, cola PVA, dispositivos de montagem e parafusos do tipo estrutural. Ferragens especiais, ainda que utilizadas em móveis específicos, também podem ser estocadas com critério.
“Também é importante entender as atividades que serão executadas e organizar as ferramentas de acordo com a sua ordem de uso para que o trabalho seja feito de forma rápida e com qualidade”, ressalta Dermival Poçan, coordenador técnico de produto da IRWIN.
Em geral, esse procedimento ajuda o empresário a evitar problemas com atrasos nas entregas, a alcançar melhorias no nível de produção, além de proteger a marcenaria em relação às variações do mercado. Confira, a seguir, outras dicas para garantir um estoque eficiente em sua marcenaria:
- Invista em softwares específicos de gestão de estoque ou faça o gerenciamento por planilhas em Excel, com controle de entradas e saídas, inventário e cadastro de produtos em estoque;
- Armazene somente chapas de madeira (MDF e MDP, por exemplo) que tenham giro rápido;
- Tenha cuidado com a estocagem de madeira maciça devido à umidade;
- Materiais inflamáveis (thinner, verniz, selador e cola de contato) devem ficar distante da área de produção;
- Mantenha área do estoque ventilada, limpa, iluminada e com espaço adequado para circulação;
- Procure manter sempre em ordem o quadro de ferramentas para não perder tempo ao ter que usá-las, mantendo-as limpas e guardadas após cada dia de trabalho.
Quer saber mais sobre a gestão de estoque na marcenaria? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!