ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

5 dicas para obter vantagem competitiva na indústria de móveis

Article-5 dicas para obter vantagem competitiva na indústria de móveis

dicas-vantagem-competitiva-industria-formobile

O Brasil ainda passa por um período de recuperação da crise econômica vivenciada nos últimos anos. E isso leva os clientes a se tornarem mais restritivos e exigentes em relação às opções de consumo. Nesse sentido, observa-se que aquelas empresas sem diferencial, que não buscam algum tipo de vantagem competitiva e acabam oferecendo produtos similares ao que a maioria dispõe no mercado, estão perdendo a sua percepção de valor devido ao achatamento dos preços.

Apesar desse cenário, Wilson Pereira, diretor da WPS Consultoria,  tem boas perspectivas para o mercado de móveis brasileiro. “A crise nada mais é do que uma seleção natural.  É nela que surgem novas ideias e tendências, e as pessoas saem do ponto de conforto. É importante lembrar de que a crise surgiu da política e que a solução está nela”, comenta.

Ele complementa afirmando que “é notável que as pessoas e os empreendedores brasileiros já perceberam que não podem parar e esperar a política se resolver: é preciso reinventar o próprio negócio.”

Pensando nisso, separamos,  seguir, cinco dicas fundamentais para garantir a famosa vantagem competitiva nesse segmento. Confira!

1. Valorize o capital humano de sua empresa

Atualmente, boa parte das organizações que competem entre si tem  à disposição os mesmos tipos de maquinários e metodologias de trabalho. Dessa forma, o que diferencia e favorece a criação de uma vantagem competitiva consistente é seu capital humano – isso é, seus funcionários, por meio de sua força produtiva e criatividade.

Mesmo diante da automatização de funções e das novidades trazidas pela Indústria 4.0 (ou Manufatura Avançada), uma equipe criativa, capaz de gerar inovação e excelência em seu trabalho, ainda será um elemento altamente estratégico.

2.  Conheça a fundo o seu cliente

Outro fator que garante vantagem competitiva é conhecer o seu público-alvo, ou seja, ter bastante claro o perfil de seus clientes, saber quais as necessidades, as dores e  o   comportamento de consumo deles.

Com isso, você conseguirá identificar com mais precisão o que precisa mudar em sua empresa para conquistá-los de vez e gerar uma vantagem competitiva perante aos seus concorrentes.

3. Automatize o máximo possível

Automatizar processos, desde o começo da produção até a entrega, pode gerar muitos ganhos à indústria de móveis, tendo em vista que, dessa forma, torna-se possível não apenas padronizar processos, mas também criar peças personalizadas e de grande qualidade para os clientes.

Além disso, com o processo automatizado, o prazo de entrega dos produtos também pode ser reduzido, atendendo de modo mais imediato às demandas do consumidor final.

4. Mapeie o seu mercado

Conheça a realidade da sua empresa, o nicho no qual ela está inserida e os seus concorrentes. Dessa forma, será possível perceber a posição atual da organização e quais são os seus diferenciais em relação às outras indústrias do ramo.

Isso significa identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, com o objetivo de gerar inovações para mudar o que precisa ser alterado e potencializar o que já está dando certo. Com isso, a vantagem competitiva será o alicerce necessário para diferenciar e fortalecer a empresa e não, necessariamente, para entrar em uma disputa com as demais.

5. Cresça de forma consciente

Uma grande empresa, em geral, tem uma vantagem competitiva bastante evidente em relação a uma pequena, pois consegue barganhar mais na hora da compra de material e, com isso, produzir um móvel mais barato, por exemplo.

No entanto, esse crescimento precisa ser gerenciado da forma correta. “Quando se expande um negócio, o ideal é que haja  um planejamento para orientar o crescimento da produção e a gestão financeira, evitando-se, assim, que o seu diferencial acabe alavancando uma crise interna por falta de planejamento”, conclui Pereira.

A sua empresa está pronta para obter (ou manter) a vantagem competitiva em relação aos concorrentes? Compartilhe a sua opinião com a gente no campo de comentários abaixo e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar