ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ecnomizar-para-baixar-custos-de-producao-formobile

Veja onde economizar para reduzir os custos de produção da marcenaria

Atenção, marceneiro: você sabia que existem diversas maneiras de reduzir os custos de produção do seu negócio? Assim como ocorre na indústria como um todo, a automatização e os princípios da Manufatura Avançada, ou Indústria 4.0, também podem ser aplicados na marcenaria para melhorar e otimizar o seu trabalho.

“Atualmente, temos softwares que resolvem os problemas do desperdício. Acredito que a automatização de processos manuais é o melhor caminho para a economia na produção das marcenarias. Geração de informações como listagens, orçamentos, plano de corte para otimização de chapas e integrações com máquinas, por exemplo, podem trazer grandes resultados”, afirma Gustavo Viegas Altreiter, gerente de marketing da Promob.

Além da automação, que é um passo importante para a economia dos custos de produção, há vários outros passos a serem dados nesse processo, como veremos a seguir.

Mantenha a área de projetos organizada

Esta é a primeira etapa na criação de um móvel e, justamente por isso, fundamental. Se bem conduzida, com a otimização do tempo de desenvolvimento do projeto, da revisão, da apresentação, da atualização de preços, pode significar uma redução de 40% no tempo do processo de venda e uma consequente economia nos custos da empresa.

Faça uma separação de setores

Um dos aspectos que leva à economia de custos de produção é a organização, que envolve, inclusive, a separação dos setores, para o entendimento claro dos limites de cada etapa.

Faz parte dessa separação, a área de produção já receber do setor de projetos os planos do que deve ser feito de forma clara, com todas as informações necessárias, desde as medidas exatas do móvel que deverá ser produzido até os acabamentos finais.

Dessa forma, ao chegar redondo para a produção, o processo flui de forma rápida e fácil.

Elimine a pré-montagem

Eliminar a pré-montagem no processo de produção de um móvel depende muito da organização da marcenaria. Quando o negócio já consegue dispensar a pré-montagem,  ele passa a economizar tempo e a ter ganho de 12 horas por profissional e por projeto. Em valores, trata-se de uma economia de R$ 4 mil reais por mês no setor expedição de projetos, por exemplo.

Economize com o maquinário

Outra forma de fazer economia de custos de produção em marcenaria é verificar o estado da máquina em questão. Fatores como configuração incorreta e falta de conhecimento do funcionário sobre o uso da máquina podem ser bastante prejudiciais, por isso, detalhes desse tipo precisam ser observados. Cabe ressaltar que se o funcionário precisar executar um setup da máquina para cada peça, o processo ficará mais demorado do que a fabricação manual.

Com o intuito de economizar, integrar o maquinário com softwares é fundamental, conforme esclarece Altreiter.“A integração, tanto na questão de plano de corte quanto na parte da furação, otimiza o tempo dos processos, reduz erros e gera aumento de produtividade”, afirma.

Gostou das nossas dicas sobre a redução dos custos de produção na marcenaria? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar