ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

acabamento-madeira-macica-formobile

Técnicas de acabamento mantêm textura natural de madeira maciça; aprenda a fazer

A marcenaria não é apenas uma arte. O ofício requer, também, o conhecimento de técnicas especiais, sobretudo quando o trabalho envolve a fabricação de móveis de madeira maciça, que exigem um olhar mais técnico do marceneiro devido à sua grande diversidade.

Dentre as técnicas necessárias, o acabamento é um dos mais importantes, tendo em vista que, se for mal realizado, pode colocar a perder as demais etapas de produção dos móveis trabalhados com esse tipo de madeira. “Ele é fundamental para que um móvel de madeira maciça fique confortável, elegante e de bom gosto”, enfatiza Elisangela Hoeppers, gerente do Armazém da Madeira Móveis, de Santa Catarina.

Não à toa, o tema tem sido uma preocupação constante entre os profissionais da área, principalmente porque a madeira maciça permite acabamentos diferenciados, que destacam a coloração e os desenhos de seus veios, resultando em produtos finais distintos.

Confira, portanto, como fazer o acabamento ideal para atender a demanda crescente  por móveis de madeira maciça.

As técnicas de acabamento de madeira maciça

Para iniciar o processo de acabamento de um móvel feito com madeira maciça, a primeira dica é certificar-se de que a peça está totalmente pronta e não haverá mais nenhuma ação sobre ela a não ser o próprio acabamento.

“As técnicas de acabamento da madeira maciça são praticamente o bom lixamento, começando com uma granulação mais grossa, passando para a mais fina e chegando até o polimento. O acabamento final é feito, geralmente, com a utilização dos vernizes PU fosco e acetinado", explica Carlos Olimpio Lichtenberg, proprietário da loja Armazém da Madeira, também de Santa Catarina.

O uso da seladora também é importante nesta fase, por fechar os poros da madeira, protegendo-a da ação dos produtos que serão aplicados posteriormente para deixá-la com o aspecto desejado. Mas para isso, é fundamental intercalar o lixamento entre as demãos, de modo a ajudar o móvel a obter brilho.

O lixamento deve ser feito com muito cuidado, pois o objetivo é agir apenas sobre a superfície, eliminando a aspereza. A seladora pode ser aplicada com “boneca”, pincel, rolo ou pistola, contanto que a superfície fique de forma homogênea. Para aqueles acabamentos mais caprichados, o uso da “boneca” é o mais recomendado.

Passada essa etapa, é chegada a hora de aplicar uma das técnicas de acabamento de madeira maciça que permitem a suavidade ao toque:  o envernizamento.

Os vernizes são feitos de matérias resinosas ou gomosas. Eles têm propriedades capazes de proteger a madeira do ar e da umidade, além de dar durabilidade, beleza e brilho ao material. Algumas empresas, no entanto, conseguem manter a textura natural da madeira maciça finalizando o produto com a seladora.

Quer saber mais sobre as técnicas de acabamento para móveis de madeira maciça? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima. 

Madeira Maciça - GUia do acamabento ideal

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar