ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como contratar marceneiro assistente

Recrutamento e seleção para marcenarias: dicas para contratar a equipe ideal

Uma equipe alinhada faz toda a diferença no dia a dia do trabalho. Confira como contratar bem!

O recrutamento e seleção para marcenarias é uma das áreas mais desafiadoras da gestão. Encontrar assistentes, técnicos, marceneiros e outros profissionais com o perfil ideal é uma necessidade constante para quem trabalha com móveis. . 

Além disso, essa é uma das áreas mais estratégicas para a produtividade e a eficiência do negócio. Uma contratação certeira evita custos extras e atrasos nas entregas de pedidos. Ainda, contratar bem significa reduzir a rotatividade de pessoal e os custos com contratação e demissão. Terceirizações evitáveis e paradas na produção, entre outros problemas, também podem ser resolvidos com um R&S correta.  

6 dicas de recrutamento e seleção para marcenarias

Entre boas práticas para selecionar o candidato ideal e em um período adequado, estão:

1. Planeje o perfil adequado para a vaga

"Naturalmente, quando falta um ou mais colaboradores nas equipes, a tendência natural dos líderes diretos é a de pressionar o RH para acelerar a contratação. Afinal, esse enxugamento pode sobrecarregar a equipe e levar à queda da produtividade", lembra Patricia Santos, consultora de Gestão de Pessoas e coaching empresarial.

No entanto, para fazer a contratação correta no processo de recrutamento e seleção para marcenarias, mais do que agilidade, é preciso qualidade. 

Para isso, é necessário que se construa com atenção aos detalhes um perfil de competências da vaga. Esse perfil deve incluir conhecimentos técnicos, habilidades comportamentais, atitudes e experiências desejadas nesse novo colaborador. Além disso, suas atribuições devem ser descritas clara e precisamente.

A partir dessas informações objetivas, o RH ou profissional responsável pelo processo compreenderá como direcionar o processo de recrutamento. Assim, essa tarefa passará a ser muito mais assertiva. 

2. Identifique e ofereça a média salarial para a posição

"Para atrair bons talentos, é preciso fornecer uma remuneração adequada. Você pode verificar a média salarial de sua região em sindicatos e organizações setoriais", recomenda Patricia.

Ainda, fazer buscas em sites de empregos também pode ajudar a conhecer a realidade de mercado e o que sua concorrência está oferecendo aos candidatos.

3. Anuncie a vaga corretamente

Para anunciar a vaga e ter um recrutamento e seleção para marcenarias mais ágil e qualificado, é importante saber como e onde fazer o anúncio da vaga.

"O anúncio não deve ter informações generalistas. Precisa ser objetivo, apresentar os requisitos e os benefícios sem dubiedade. Nessa hora a transparência é importante para que não se crie falsas expectativas e não se atraia o perfil errado de candidato", recomenda a consultora.

Para isso, considere incluir no anúncio:

  • Requisitos mínimos para ocupação da vaga;
  • Habilidades necessárias para exercê-la;
  • Responsabilidades do cargo;
  • Resumo da cultura da empresa;
  • Benefícios do cargo;
  • Forma de candidatar-se à vaga.

Quanto ao modo de divulgação, algumas possibilidades:

  • Solicitar indicações para outros colaboradores;
  • Inserir a seleção no site e na newsletter da empresa;
  • Fazer anúncio em jornal de bairro ou local;
  • Compartilhar o anúncio em redes sociais;
  • Solicitar que seu sindicato ou associação de classe divulgue a vaga em espaço apropriado;
  • Fazer parceria para divulgação em cursos relacionados à indústria moveleira;
  • Avaliar a contratação de agências especializadas e/ou plataformas online de recrutamento e seleção.

4. Busque por candidatos com fit cultural

Há maiores chances de o recrutamento e seleção para marcenarias identificar e contratar o candidato ideal se esse apresentar o chamado fit cultural - um alinhamento entre valores, ideais e objetivos pessoais com os organizacionais. 

Essa sintonia é fundamental para que o novo funcionário engaje-se, seja retido e trabalhe com motivação. Já aquele contratado que não concorda com a cultura e os valores organizacionais, deverá fazer propaganda negativa do negócio, trabalhar sem engajamento total e desligar-se assim que surgir outra oportunidade. 

"Por exemplo, há marcenarias familiares com perfil de gestão mais tradicional. Então, buscar e contratar candidatos de perfil mais arrojado, que tenham a inovação e a colaboração entre seus valores principais, dificilmente será um match perfeito e o processo de adaptação será difícil, se não impossível", pondera Patricia.

5. Faça também recrutamento interno

Por vezes, o melhor talento já está na empresa. Um orçamentista, por exemplo, pode se mostrar um bom assistente. 

Para identificar essas potencialidades e valorizar seus talentos já contratados, o recrutamento interno pode ser um bom caminho. E esse caminho poderá ser mais ágil, menos oneroso e ajudar na retenção de talentos. 

6. Integre o novo profissional com a equipe existente

Problemas de adaptação e de acolhida podem afastar bons profissionais recém-contratados. Por isso, prepare previamente sua equipe para receber bem o novo colega, para ajudá-lo a integrar-se à empresa e a seus processos.

E então, pronto para aplicar essas dicas de recrutamento e seleção para marcenarias? Conhece alguma outra boa - ou má - prática que mereça ser mencionada? Deixe sua mensagem nos comentários.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar