ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

sistema-gestao-ambiental-formobile

Por que investir em um Sistema de Gestão Ambiental na indústria moveleira?

Assuntos relacionados à sustentabilidade estão em alta - e não é de hoje. O tema é tão importante que deixou de ser uma preocupação isolada de alguns grupos, impactando, inclusive, a indústria de móveis, que busca fazer uma gestão ambiental por entender a sua responsabilidade nesse contexto.

É justamente nesse cenário de mudança que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) – conjunto de políticas, práticas e procedimentos técnicos e administrativos de uma empresa que busca um melhor desempenho nas questões relacionadas ao meio ambiente – vem ganhando espaço.

Por isso, confira, a seguir, como implantar um sistema de gestão ambiental na sua indústria de móveis e desfrutar de todos os seus benefícios.

O que é preciso para implantar um sistema de gestão ambiental

A indústria pode criar o seu próprio Sistema de Gestão Ambiental e também se basear em medidas que já existem, como a norma ISO 14001 - ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais.

Implementar um programa desse tipo, no entanto implica, primordialmente, em duas linhas de ação.

“Em primeiro lugar, a empresa precisa conhecer a legislação ambiental para atendê-la e tomar as atitudes necessárias para garantir o cumprimento de suas determinações. Em segundo lugar, deve conhecer a fundo seus processos produtivos, de modo a identificar suas fontes de consumo de recursos naturais e seus possíveis impactos ambientais, tomando, desta forma, atitudes para garantir que esses impactos não ocorram ou, se ocorrerem, tenham seus efeitos negativos reduzidos”, explica Fernando Rodrigues da Silva, diretor da Via Sapia Treinamentos e Consultoria.

Tanto no planejamento quanto na implementação do sistema de gestão ambiental, o gestor da indústria precisa atentar-se para que  todas as legislações ambientais aplicáveis sejam atendidas corretamente, assim como a gerência dos impactos ambientais potenciais da organização.

Nesse processo, há 5 princípios que devem ser obedecidos:

  1. Conhecer o que deve ser realizado, assegurando o comprometimento da empresa com a gestão ambiental;
  2. Elaborar um plano de ação que atenda aos requisitos da política ambiental a ser seguida;
  3. Assegurar as condições para o cumprimento dos objetivos e das metas ambientais estabelecidas, juntamente com a implementação das ferramentas de sustentação necessárias;
  4. Realizar avaliações periódicas do sistema implantado;
  5. Revisar e aperfeiçoar a política ambiental adotada pela empresa sempre que necessário

Cabe ressaltar que os custos para implantar a gestão ambiental numa indústria de móveis não são altos. O SGA é bastante focado em práticas de administração de processos, entretanto, se houver determinadas atividades que, atualmente, estejam descumprindo a legislação, elas precisarão ser modificadas para que sejam legalizadas, o que implicará em um investimento maior.

“A visibilidade de ser uma empresa que gerencia a sua relação com o meio ambiente, e o fato de poder reduzir os seus custos, diminuindo, por exemplo, o consumo de matérias-primas ou a geração de resíduos, acabam, usualmente, compensando os custos envolvidos”, enfatiza o diretor da Via Sapia.

Benefícios do Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

Para uma empresa, a gestão ambiental, além de reduzir o risco de acidentes ecológicos, também diminui as penalizações ambientais, evitando, assim problemas futuros.

Além disso, com um SGA bem planejado e implementado, a organização poderá reduzir os seus custos internos, com a diminuição do consumo de matérias-primas ou a geração de resíduos (que geram custos para a sua destinação adequada).

No caso da indústria moveleira, que depende bastante de recursos naturais, particularmente da madeira, isso pode levar a uma redução de perdas no processo e ser um diferencial competitivo de mercado.

Quer saber mais sobre gestão ambiental e outros temas importantes para a indústria moveleira? Siga acompanhando o nosso canal de conteúdo!

 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar