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Gestão de pessoas: como melhorar a comunicação na sua empresa

Um dos principais gargalos de qualquer empresa é a comunicação, o que pode trazer sérios problemas entre colaboradores e, inclusive, fazer com que grandes talentos sejam perdidos. O tema foi abordado hoje, 13 de julho, durante os ciclos de palestras da ForMóbile.

Na Indústria do Futuro, Káritas Ribas, fundadora da Appana Território de Aprendizagem, falou sobre a importância de uma comunicação transparente entre as equipes. “Muitas pessoas se queixam e entendem que sua empresa funciona como silos que não se comunicam entre si. Ter transparência nos processos e mostrar o trabalho de cada área é fundamental”, explica.

Esse é o primeiro passo para a desmotivação de uma equipe. A especialista afirma que mesmo os cargos operacionais devem ter uma visão ampla do negócio para qual elas trabalham, a fim de entender com mais clareza sua importância no negócio. “Desta forma, as pessoas podem se envolver com o trabalho. Depois desse entendimento que é possível trabalhar, de fato, o engajamento da equipe”, diz.

A capacitação da liderança da empresa também é ponto de atenção, pois são eles que estarão no dia a dia com os colaboradores, passando as informações que precisam ser entendidas e executadas. No espaço ForMóbile Trends, a executiva Cláudia Gama mostrou a importância da comunicação para o gestor.

A comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro percebe. Por isso, é fundamental que a liderança esteja aberta a conversar com sua equipe e checar o que eles, de fato entenderam sobre a mensagem transmitida”, diz. Para ela, o ponto de transformação é quando o líder consegue ter um diálogo onde ele possa avaliar o grau de entendimento da mensagem. “Cada informação passada pode ser interpretada de diversas formas – e às vezes não existe certo ou errado. O líder não pode se prender à sua percepção, é preciso envolver a todos para um completo entendimento”, finaliza Gama.

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