ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Entenda-como-implantar-Logística-Reversa-em-sua-indústria-Formóbile

Entenda os benefícios da logística reversa para a indústria

Diversas empresas ainda interpretam equivocadamente a Logística Reversa como um simples descarte de resíduos de produção, quando na verdade, ela permite a reinserção dos resíduos de pós-consumo em novos ciclos produtivos, o que possibilita tanto prolongar a vida útil dos aterros sanitários, quanto reduzir a extração de matérias-primas necessárias para a fabricação de produtos e embalagens. Com isso, permite promover novas maneiras de produção com o uso consciente, algo que, além de gerar lucro, ainda pode melhorar a visibilidade perante os clientes, funcionando como uma espécie de marketing favorável.

A Logística Reversa está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010) e é definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada."

Segundo a gerente do departamento administrativo e financeiro da SIMOV (Entidade de Representação Empresarial da Indústria Moveleira no Paraná), Márcia Maria Furtado, o termo prevê o envolvimento de toda a cadeia produtiva, desde os responsáveis pelo cultivo, extração e fornecimento de matéria-prima até o consumido final, com a responsabilidade no descarte correto do produto no momento de sua troca ou fim de vida útil, quando deveria retornar para o início do processo produtivo. “As empresas também precisam visualizar que não são responsáveis sozinhas por este processo, pois existem vários envolvidos”, afirma.

Na gestão de resíduos no setor moveleiro, no entanto, existem diversos riscos e as empresas devem se adiantar e demonstrar que estão trabalhando para que os resíduos tenham o tratamento adequado, de acordo com o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Rafael Cesar da Costa, que lista:

1. O risco reputacional de ter um produto seu encontrado em uma local irregular (ex. colchão ou sofá jogado no leito de um rio).

2. O risco regulatório e financeiro de sofrer restrições e multas dos órgãos ambientais e do Ministério Público caso não esteja cumprindo a legislação (Lei 12.305/2010).

“As empresas também precisam visualizar que não são responsáveis sozinhas por este processo, pois existem vários envolvidos ”

Com foco em preservar o Meio Ambiente, utilizar corretamente as matérias-primas a fim de produzir todo o necessário, além de criar novas maneiras de uso de tudo o que for produzido, a Logística Reversa oferece diversos benefícios, tais como:

1. Revisão de estágios produtivos da empresa;

2. Controle de desmatamentos irregulares e criminosos;

3. Promoção de replantio e reflorestamento;

4. Combate ao uso de mão de obra escrava;

5. Redução drástica do envio de resíduos aos aterros sanitários;

6. Menos extração de matéria-prima;

7. Diminuição do consumo de energia pela indústria primária;

8. Evita a disposição inadequada de resíduos na natureza;

9. Integração da população às indústrias, por meio de ações de educação ambiental e responsabilidade social;

10. Reinserção dos resíduos de pós-consumo em novos ciclos produtivos, gerando ganhos econômicos em determinados nichos da cadeia de reciclagem. No caso da madeira, ela pode ser convertida em energia para vários segmentos industriais;

11. Segurança Jurídica às empresas que cumprem com as obrigações legais acerca do tema.

 

eficiência energética

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar