ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

como a autoconfiança afeta as vendas

Como a autoconfiança afeta as suas vendas?

Para profissionais autônomos e pequenas empresas, é imprescindível desenvolver algumas habilidades extras. Além de entender de contabilidade, compreender as leis relacionadas ao trabalho e conhecer as técnicas de produção, outras expertises também precisam ser desenvolvidas. A capacidade de atender bem o cliente e de realizar boas vendas está entre elas. Como a autoconfiança afeta essas habilidades e, consequentemente, impacta seu negócio?

Autoconfiança e Síndrome do Impostor

O nível de autoconfiança está relacionado ao reconhecimento e a reafirmação dos aspectos positivos. De acordo com Aurea Regina de Sá, jornalista e coach de comunicação pessoal, é importante que o profissional reconheça suas qualidade. "Se o profissional não consegue perceber o valor das realizações que carrega na bagagem, terá dificuldades de assumir desafios por entender que não é suficientemente capacitado", conta.

Ou seja, não perceber o próprio valor pode ser uma autossabotagem. "É a chamada Síndrome do Impostor, termo criado pela psicóloga norte americana Pauline Clance. O impostor, que é também um autossabotador, não acredita que o sucesso é merecido e por isso tem comportamentos e falas que desmerecem seu próprio resultado", explica a especialista.

Sintomas de comportamentos sabotadores

Assim, identificar e lutar contra as autossabotagens é perte do processo de ganhar confiança pessoal. "É possível perceber se o comportamento é autodestrutivo a partir de alguns sintomas, como reclamações, comparações e falas de desmerecimento", aponta Aurea. Ou seja: esses pontos podem ser fortes indicativos de autoconfiança baixa.

Além disso, para alcançar o que se pode chamar de ‘autoconfiança suficiente’ é importante trilhar o caminho do autoconhecimento para olhar para si e enxergar o que há de bom.

Como a autoconfiança afeta as vendas?

Para Aurea, o crescimento profissional depende diretamente do desenvolvimento da confiança. "Alguém que vive se justificando quando recebe um elogio, que não aceita o agradecimento do outro e não percebe que merece o sucesso vai experimentar a angústia de perder oportunidades de crescimento como pessoa e profissional", comenta.

Com a autoestima reforçada e, portanto, mais autoconfiança, o profissional pode experimentar:

- Atitudes mais ousadas para fazer networking e fechar negócios;
- Pensamentos fortalecedores que impulsionam o crescimento;
- A criação de argumentos que defendem seus pontos de destaque para negociar preços e competir de forma saudável.

Dessa forma, desenvolver sua autoconfiança pode ser um caminho direto para melhorar suas vendas. Que tal começar agora?

Ferramentas digitais para aumentar as vendas na marcenaria

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar