ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

balanço patrimonial da marcenaria

Balanço patrimonial da marcenaria: entenda o que é e por que fazer

Você costuma calcular o balanço patrimonial de sua marcenaria? Pois é, fazer o levantamento dos ativos e passivos da sua empresa é fundamental para torná-la lucrativa. Vale lembrar que ativos são os bens necessários para o funcionamento do seu negócio. Enquanto os passivos são os registros das obrigações, contas a pagar e compromissos de curto, médio e longo prazo. O terceiro grupo é a conta capital, ou seja, o que é necessário para a marcenaria funcionar com qualidade.

Portanto, o balanço patrimonial deve ser realizado periodicamente, já que é o responsável por demonstrar a situação econômica da empresa em um determinado intervalo de tempo.

“Pelo balanço patrimonial, é possível detectar a depreciação e o resultado que há em cada ativo. É a forma de saber quanto os meus ativos geram de retorno”, resume Maicon Putti, consultor da Ideia Consultoria Empresarial.

O trabalho também é bastante técnico. “O próprio contador da empresa deve auxiliar na construção desse balanço.”

O que é necessário para elaborar o balanço patrimonial da marcenaria?

Para realizar o balanço patrimonial , é preciso levantar toda a movimentação de despesas e receitas, além de classificar as contas conforme a estrutura patrimonial. Ou seja, dividir cada tipo de conta em ativo, passivo e conta capital.

No segmento de ativos, incluem-se máquinas, equipamentos, ferramentas e produtos – tudo  aquilo que pode gerar negócio para a empresa. O passivo, por sua vez, são as dívidas a pagar, os compromissos adquiridos junto a fornecedores, colaboradores e prestadores de serviço.

Já o grupo da conta capital, é a soma de todos os investimentos que foram feitos para iniciar a marcenaria. E isso inclui a compra de máquinas e bens e tudo o que for necessário para que a empresa funcione.

“O balanço é importante para uma avaliação da situação patrimonial . É  como se fosse um raio-x, uma  forma de observar se os ativos estão gerando lucro e se a empresa está aumentando o seu valor de capital”, pontua o especialista.

Outras funções do balanço patrimonial da marcenaria

Com esse raio-x completo, é possível fazer uma avaliação realista da saúde financeira da marcenaria. Se seu patrimônio líquido for negativo, por exemplo, é sinal de que você está no prejuízo e precisa rever suas estratégias administrativas e comerciais.

Em caso de registrar resultado positivo, você obtém lucros e sabe que está no caminho certo e pode determinar se seu fluxo de clientes é o suficiente para manter as contas equilibradas, ou se é preciso prospectar novos consumidores.

Outra função do balanço patrimonial é fazer com que a empresa possa se planejar, - tanto a médio quanto a longo prazo, para saber quando é hora de ampliar o negócio ou de rever suas estratégias.

Periodicidade do balanço patrimonial

O ideal é que o balanço patrimonial possa ser realizado trimestralmente, mas algumas empresas o fazem anualmente.

“Fazendo o balanço trimestralmente, é possível fazer comparações a cada trimestre se o custo aumentou, diminuiu, ou se os resultados vieram ou não”, conclui Putti.

Você costuma calcular o balanço patrimonial da sua marcenaria? Compartilhe a sua experiência conosco no campo de comentários abaixo.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar