ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

dicas-uso-ferramentas-marcenaria-formobile

Atenção, marceneiro: veja como usar e conservar corretamente suas ferramentas

Um dos fatores que mais influenciam na produtividade do trabalho desenvolvido pelo marceneiro é a utilização correta de suas ferramentas, além, é claro, dos cuidados relacionados à conservação e à organização de cada item. Quem é profissional da área sabe o quanto elas custam e o quão importante elas são no desenrolar de cada projeto de marcenaria. Não à toa, ficar sem uma delas por não usá-las de forma adequada compromete pra valer o cronograma de entregas, a relação com o cliente e os custos previstos de produção.

A saída mais simples para evitar problemas desse tipo passa, é claro, pela superação de vícios antigos e a adoção de dicas importantes de utilização/conservação. Entre as principais, destacam-se:

  • Utilizar a ferramenta adequada para o trabalho sem “improvisar”, utilizando um item que é indicado para outra finalidade;
  • Verificar se a ferramenta está em boas condições. O cuidado pode fazer com que o nível de produtividade fique lá em cima, uma vez que o trabalho não precisará ser interrompido para procurar outra ferramenta em condições de uso;
  • Seguir corretamente as instruções de uso;
  • Guardar as ferramentas em local seguro e protegido da umidade;
  • Se for necessário, utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), como protetores auriculares, óculos e luvas que protejam a palma da mão;
  • Fazer a limpeza e a lubrificação dos itens utilizados sempre que necessário.

“Muitos profissionais acabam pulando ou protelando esta última etapa (a limpeza), o que pode prejudicar a performance e a vida útil das ferramentas.  Por exemplo, se o marceneiro utilizou uma serra, a madeira deixará resíduos nos ‘dentes’ da ferramenta, que irá atrair a umidade do ar. Essa combinação pode reduzir a vida útil da serra, sobretudo se ela tiver dentes finos”, comenta Dermival Poçan, coordenador técnico de produto da IRWIN, empresa multinacional de ferramentas e acessórios para profissionais.

Organização também é fundamental

Nem sempre podemos dizer que o ambiente de uma marcenaria prima pela arrumação, porém, é muito importante que as ferramentas utilizadas sejam guardadas em um local próprio, limpo e com espaço adequado para não  baterem” umas nas outras.

Com um espaço reservado especialmente para elas, fica mais fácil dividi-las por tipo - ferramentas de cortes, de aperto, chaves de fendas, brocas, etc. Um armário multiuso é ideal para organizá-las, por permitir que elas sejam guardadas juntas, inclusive as maiores, como as furadeiras. Mas se você não tem muito espaço na marcenaria, gaveteiros podem ser boas opções.

Outra dica é manter os modelos preferidos ou mais utilizados sempre à mão e ter um cuidado especial com as ferramentas mais pesadas e elétricas, enrolando os seus cabos corretamente, se possível, em bolsas ou caixas específicas. Além disso, na hora de guardar peças pequenas, como pregos e parafusos, vale a pena usar caixas organizadoras ou reaproveitar potes de vidro.

“Não há nada mais ruim do que um profissional entrar na casa de um cliente com ferramentas em sacos ou sacolas escolares. Ele tem de ter uma mala de ferramentas, porque isso também favorece a sua aparência e credibilidade”, ressalta o especialista.

Também é importante entender as atividades que serão executadas e organizar as ferramentas de acordo com a sua ordem de uso para que o trabalho seja feito de forma rápida e com qualidade. “Afinal, ao colocarmos todas as opções sem necessidade no momento do corte, por exemplo, alguma delas pode entrar em contato com ferramentas elétricas e causar um acidente”, explica Dermival.

Por fim, recomenda-se, também, estabelecer uma rotina de manutenção preventiva para as ferramentas, lembrando-se de levar em conta uma série de fatores, como a matéria-prima das ferramentas, o material que está sendo trabalhado e, principalmente, o volume do trabalho.

Quer saber mais sobre como utilizar e conservar as ferramentas de trabalho corretamente para aumentar a produtividade da sua marcenaria? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar