ForMobile faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

dicas-aumentar-produtividade-marcenaria-formobile

6 dicas para aumentar a produtividade na marcenaria

Seja dentro de uma marcenaria ou em qualquer outro negócio, assumir uma postura proativa é fundamental para os gestores que desejam atingir índices maiores de produtividade.

Pensando nisso, separamos, a seguir, cinco dicas importantes, listadas pelo marceneiro Edson Luiz Machado, que podem ajudá-lo a fazer sua marcenaria produzir mais no dia a dia. Confira!

1. Defina bem o espaço e o layout da marcenaria

Crie um layout que lhe ajude durante o processo de produção do móvel, ou seja, estabeleça um fluxo para que a marcenaria funcione de forma organizada e otimizada.

“É fundamental estabelecer o caminho que o material faz dentro da oficina de marcenaria conforme as peças vão sendo produzidas. Por exemplo: quando a madeira chega à marcenaria, a lâmina ou chapa fica guardada no estoque. Sendo que o próximo passo é o corte. Depois vem a etapa de furos e assim por diante. Então, dentro do processo de fabricação do móvel é equivocado colocar a furadeira entre o estoque e a serra, por exemplo”, explica Machado.

2. Controle seu estoque

Um controle de estoque precisa ser feito de forma precisa e com muito cuidado, pois a falta ou sobra de uma peça pode atrapalhar bastante a produtividade na marcenaria.

A sobra pode prejudicar porque o material pode ficar encalhado no estoque e chegar até a estragar. Já a falta de material, pode atrapalhar o cumprimento dos prazos. “É fundamental realizar um controle de estoque na medida certa para não desperdiçar nenhum dos recursos”, afirma o marceneiro.

3. Organize as ferramentas

Escolher o melhor local para as ferramentas é muito importante. É ali que você vai ter à mão a maioria das ferramentas que utiliza na fabricação. Por isso, o lugar ideal é aquele que fica próximo da bancada ou de onde você vai passar a maior parte do tempo quando estiver trabalhando.

Também disponha de organizadores como:

  • Armário de ferramentas;
  • Painel de ferramentas;
  • Bancada com painel.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

O uso da tecnologia é fundamental para o aumento da produtividade na marcenaria. É por meio dela que você pode gerar projetos para os clientes, fazer o fluxo de pedidos e de caixa e, principalmente, reduzir o descarte de material causado por cortes imprecisos , além de agilizar o trabalho, ganhando velocidade.

“Não estamos falando somente de planilhas de Excel e programas de gestão de estoque ou criação de projetos, mas de serras modernas que otimizam o corte da madeira e facilitam o processo de fabricação do móvel”, ressalta Machado.

5. Descarte o que você não usa

Aqui a dica é simples, mas, na correria do dia a dia, pode acabar não sendo aplicada. Quantas vezes, na hora da fabricação de um móvel, você se deparou com um material danificado ou com uma ferramenta quebrada?

Pois é, muita gente tem dó de jogar fora ferramentas que quebraram ou materiais que apresentam algum problema, imaginando que eles poderão ainda ser úteis um dia. O problema é que eles acabam ocupando um espaço que poderia ser utilizado de modo mais otimizado na marcenaria para iteis realmente úteis.

“Não tenha medo de descartar o que não for necessário, manter guardado poderá atrapalhá-lo e prejudicar a sua produtividade”, aconselha Machado.

6. Invista em manutenção de máquinas e na qualificação de mão de obra

Qualificar a mão de obra e fazer a manutenção preventiva das máquinas de forma periódica é fundamental para que você tenha sempre ganho na produtividade da marcenaria. Afinal, ter mão de obra especializada e máquinas operando corretamente faz com que o processo de criação e produção seja ágil e não tenha percalços.

Quer saber mais sobre como ganhar produtividade em sua marcenaria? Siga acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar