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4 ferramentas facilitam o pós-venda em pequenas indústrias de móveis

Nos últimos anos, as empresas da indústria moveleira têm percebido que é possível desenvolver ações de pós-venda, visando satisfazer e fidelizar seus clientes e, com isso, aumentar seu volume de vendas e de faturamento. Isso se deve ao fato de que uma freguesia satisfeita e fiel sempre volta a fazer negócio, não tem o preço como principal referencial para a decisão no processo de compra e pode, ainda, indicar os produtos e serviços que as encantou para outros clientes potenciais. Por isso, o pós-venda bem realizado torna-se, geralmente, sinônimo de pré-venda em uma próxima negociação.

Contudo, um cliente satisfeito não quer dizer, necessariamente, um cliente fiel. Ele pode se dar por satisfeito após uma compra, mas nada garante que ele irá voltar a comprar no mesmo fornecedor, principalmente, se estiver diante de uma nova necessidade ou desejo.

De acordo com José Maria Fernandes, consultor, instrutor e conteudista do Sebrae-DF, é muito comum as indústrias de pequeno porte fazerem negócios com seus clientes apenas com base na transação. “Quando a venda é concluída, o negócio tende a se encerrar naquele momento. Ou seja, após a transação comercial, a empresa considera que fez bem a sua parte, atendeu o cliente, recebeu pelo produto e pronto. Dessa forma, os consumidores não esperam por parte dos empreendedores ações de pós-venda”, afirma.

Porém, vale lembrar que investir no pós-venda não é apenas procurar satisfazer o cliente, mas, sim, encantá-lo, oferecendo algo que ele não espera -  uma experiência que não faz parte da sua expectativa inicial diante do relacionamento com o fornecedor.

Conheça, portanto, algumas dicas e ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a otimizar a rede de pós-venda da sua indústria de móveis.

Como melhorar o pós-venda?

Uma das melhores maneiras de melhorar o pós-venda é fazer negócios com o seu cliente tendo como base a sua relação com ele; o foco não deve ser na transação em si ou na venda do momento, mas, sim, na manutenção de um relacionamento longo e duradouro.

“O cliente tem de perceber que, no momento da venda, uma relação genuína e verdadeira está sendo formada, com foco na sua satisfação, nas suas necessidades e desejos. Atender o cliente dessa maneira faz com que ele fique aberto a fornecer todo e qualquer tipo de informação, que será utilizada nas ações de pós-venda”, indica José Fernandes.

O trabalho realizado após a venda deve ser previsto na estratégia anual de toda empresa do setor moveleiro, não sendo visto apenas como uma situação ocasional e oportunista. É preciso planejar o que será realizado e alocar os recursos financeiros, materiais, tecnológicos e humanos para fazer a pós-venda acontecer. A prática faz grande diferença entre as empresas bem-sucedidas e aquelas que não conseguem inovar e aumentar sua carteira de clientes.

Ferramentas que podem ajudar no pós-venda

No mercado, existem várias ferramentas, programas e aplicativos para dar suporte nas estratégias e ações de pós-venda. Confira algumas, a seguir.

Planilhas

Utilizando programas de planilhas, como o Excel, é possível reunir informações relacionadas ao cliente, históricos de compras, formas de pagamentos, volume de negócios, períodos de maior relacionamento e compras. Todas essas informações podem ajudar o empreendedor em suas ações de pós-venda e a mapear novas oportunidades de negócio.

MailChimp 

É uma plataforma de e-mail marketing que permite criar listas personalizadas, campanhas segmentadas e mensurar resultados. Ele possui diversos templates e um editor próprio para montar os e-mails. No plano gratuito, é possível enviar 12 mil e-mails por mês para 2 mil clientes cadastrados.

O e-mail é uma ótima ferramenta para realizar ações de pós-venda, podendo ser utilizado para enviar mensagens institucionais, checar se o cliente está com alguma dificuldade com sua compra, oferecer produtos complementares ou reposições periódicas de estoque, etc. No entanto, antes de começar a enviar os e-mails, lembre-se de solicitar a autorização do cliente.

Things 

A ferramenta é um gerenciador de tarefas com calendário, capaz de ajudar o vendedor a tornar o trabalho de follow-up mais organizado e produtivo. Ela está disponível em várias plataformas e possui um sistema de notificação que lembra o vendedor de executar determinada tarefa, como, por exemplo, enviar uma mensagem de pós-venda.

CRM

O Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema que organiza, automatiza e sincroniza informações do negócio com o objetivo de atrair novos clientes, fidelizar os atuais e recuperar os antigos, tornando-se uma ferramenta para gerar a interação efetiva e contínua entre a empresa e o público.

Quer saber mais sobre como a indústria moveleira pode crescer e realizar ações de pós-venda? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!

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