Marceneiro empreendedor

4 habilidades para se tornar um marceneiro empreendedor

Quem se interessa pela marcenaria quase sempre já tem algumas das principais habilidades necessárias para ser empreendedor. Conheça 4 delas!

Várias pessoas interessadas no trabalho de marcenaria já possuem algumas das principais habilidades inatas necessárias para serem empreendedores de sucesso. Isso porque elas sempre procuram a melhor maneira de fazer as atividades com as quais se envolvem. Além disso, elas também tendem a ser tipos mais independentes, que não têm medo de seguir seu próprio caminho - outra característica importante para empreender.

No entanto, a educação tradicional em marcenaria faz pouco para encorajar e desenvolver tendências empreendedoras. Ainda são poucos os cursos que apresentam os desafios e as oportunidades de administrar seus próprios negócios.

"O psicólogo  David McClelland desenvolveu, em parceria com a ONU, um estudo para identificar habilidades comuns entre os empreendedores de sucesso. Essa pesquisa foi realizada a partir da avaliação da trajetória de grandes personalidades do universo empresarial e de  características comuns entre eles. As características identificadas foram: concentração, organização, iniciativa, coragem, perseverança, curiosidade, superação, persuasão, comprometimento e autoconfiança. Portanto, esse é um grupo de habilidades importantes para se desenvolver ao abrir uma empresa", afirma Pedro Ornelas, professor e consultor em administração de empresas e empreendedorismo.

A seguir, saiba mais sobre habilidades e comportamentos-chave para o sucesso do empreendedor.

1. Vendas

Como empreendedor, o marceneiro deve saber vender produtos e conceitos. Ele precisa vender a ideia de negócio para potenciais investidores, o produto ou o serviço para os clientes e a cultura de seu negócio para os seus funcionários.

Um empresário que é capaz de se comunicar de forma eficaz e persuasiva, engajando seu público de interesse em seus argumentos, aumenta suas possibilidades de sucesso.

2. Capacidade de aprender

"Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, o desejo de aprender é uma das habilidades mais importantes para se ter na vida, ainda mais no segmento do empreendedorismo", lembra Ornelas.

Quando o marceneiro é capaz de aprender em qualquer situação, até mesmo nas falhas e nas dificuldades, ele desenvolve resiliência, capacidade fundamental para se permanecer no empreendedorismo sem desistir quando os obstáculos surgirem. Nesse sentido, é preciso compreender que até mesmo o fracasso pode ajudar a expandir o conhecimento e a compreensão dos negócios e fornece valiosos aprendizados.

3. Coragem e perseverança

Para potencializar a sua criatividade, é preciso ter a coragem de agir de acordo com suas grandes ideias e planos, tentando coisas que não lhe são familiares.

Muitos empresários bem-sucedidos sofreram derrotas e fracassos. No entanto, ao invés de olharem para esses eventos como um fim para uma situação, eles consideraram esses eventos como importantes momentos de aprendizado.

Eles mantiveram seu otimismo e perseverança, mas também fizeram mudanças calculadas nos esforços futuros. Lembre-se de que você só falha quando você para de tentar. Persistência é a chave para o sucesso.

4. Conhecimentos em gestão financeira

Mesmo que decida contratar um profissional de finanças, o empreendedor é o responsável final pela administração financeira do seu negócio. Isso ganha mais importância quando a empresa é inovadora e começa a crescer rapidamente.

Ainda, um empreendedor de sucesso necessita de habilidades de gerenciamento necessárias para revisar livros e demonstrações financeiras a fim de garantir que esteja sempre ciente da saúde financeira e dos eventuais ajustes contábeis em seu negócio.

Além disso, é preciso saber controlar eficientemente seus investimentos, economias e despesas, separando seus gastos pessoais dos empresariais - esse ponto, aliás, é um dos mais problemáticos em muitos novos empreendimentos, embora comprometa substancialmente o fluxo de caixa e o controle contábil do negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de conhecer os aspectos financeiros de seu negócios saiba que, de acordo com pesquisa do Sebrae, entre os principais motivadores para fechamento de empresas no país, estão problemas administrativos e contábeis. Em contrapartida, os negócios que permaneceram de portas abertas indicam o planejamento e a gestão financeira eficaz como elementos-chave.

Continue lendo sobre isso: baixe o material completo! 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar