ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Celino e Jador conquistam certificado de sustentabilidade durante a ForMóbile 2024

Article-Celino e Jador conquistam certificado de sustentabilidade durante a ForMóbile 2024

Jador é Better Stands Ouro na ForMóbile 2024.png
Estandes receberam selo ouro do programa Better Stands por apresentar estandes 100% reutilizáveis durante a feira

Segundo um levantamento realizado pelo World Wide Fund for Nature, o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos no mundo, com toneladas de lixo geradas pelo setor de eventos. As estruturas utilizadas em feiras e eventos de negócios são frequentemente feitas de materiais como plástico, lona, madeira, papelão e carpete.

De acordo com estimativas do setor, até 70% desses materiais não são reutilizados, contribuindo significativamente para o problema.

Apesar desses números alarmantes, muitas empresas estão se conscientizando da importância da sustentabilidade, inclusive ao planejar seus estandes para eventos. Dois exemplos notáveis dessa mudança são a Jador Decore e a Celino Componentes, que apresentaram estandes 100% reutilizáveis durante a 10ª edição da ForMóbile, a principal feira do setor moveleiro na América Latina.

Ambas as empresas receberam o selo ouro do programa Better Stands da Informa Markets, organizadora da ForMóbile, destacando-se como modelos de sustentabilidade no setor. Esse selo foi concedido a apenas sete expositoras durante o evento.

“O maior gerador de resíduos dentro da Informa, em escala global, são os materiais descartados dos estandes após a desmontagem das feiras. O Better Stands é um projeto para incentivar que os expositores façam os seus estandes pensando em reaproveitar esse material depois da desmontagem”, explica Araceli Silveira, VP de Audiência e Sustentabilidade da Informa Markets Latam. 

Como a Celino Componetes pensou seu estande sustentável? 

O estande da Celino Componetes, fabricante de acessórios para móveis e estofados, foi um esforço coletivo que envolveu toda a empresa. "Foi gratificante porque é o resultado de um esforço coletivo da fábrica na questão de redução de custos, facilitação de montagem e também para que não afete o meio ambiente", destacou Juarez Mariano, Comercial da Celino.

A colaboração com a arquiteta Marcia Balestro foi essencial para criar um design harmonioso e funcional, que permitiu a reutilização total dos materiais.

A estrutura do estande foi inteiramente produzida dentro da fábrica da Celino, utilizando técnicas de corte a laser, dobra de tubo e solda. Isso não apenas demonstrou as capacidades da empresa, mas também serviu como uma vitrine para os serviços que oferecem.

"A gente acaba utilizando o próprio estande como um argumento de venda", afirmou.

Sustentabilidade que gera economia 

Apostar em sustentabilidade resultou em uma economia significativa para a empresa. "A porcentagem de economia foi em torno de uns 60% em relação ao valor que nós já trabalhamos", revelou Juarez.

A otimização do uso da matéria-prima e a redução da logística contribuíram para essa eficiência.

O estande estreou em novembro de 2023, em Bento Gonçalves, e, graças à sua modularidade, foi adaptado para a ForMóbile 2024.

Celino Componentes Better Stands Ouro na ForMóbile 2024.png

A montagem do estande foi realizada por quatro pessoas da própria equipe da Celino, em apenas quatro horas e meia, sem necessidade de contratar montadora. Isso demonstrou que além de sustentável, o projeto também é eficiente. "Precisamos só de parafusadeiras e chaves de boca", comentou.

Como ser Better Stands?

Quando perguntado sobre dicas para outros expositores que desejam adotar práticas sustentáveis, Juarez sugere um estudo detalhado do foco do estande e a busca por materiais que possam ser reutilizados em outros eventos.

 "Os expositores devem sempre trabalhar com produtos de origem reciclável ou que possam ser descartados de forma mais ecologicamente correta."

Apesar de estarem cientes da premiação Better Stands, a equipe da Celino foi pega de surpresa ao receber o selo ouro. A surpresa foi positiva e bem recebida. "Foi interessante, o pessoal gostou, até divulgamos nas nossas mídias sociais e o pessoal parabenizou", disse.

Um estande reutilizável e alinhado com os valores da Jador Decore

Já a Jador Decore, produtora de puxadores e acessórios decorativos, tem a sustentabilidade em seu DNA. Tanto que foram surpreendidos com a premiação do Better Stands; para eles, criar um estande 100% reutilizável foi um movimento natural e alinhado com os valores e culturas da empresa.

"Entendemos que não faz sentido algum trazer peças que transmitam uma mensagem de amor ao cliente final, mas deixar de lado o amor e o zelo pela natureza", explicou Loraine Cristina, responsável pelo gerenciamento da área comercial e palestras para grupos de arquitetos na Jador.

O estande foi projetado para ser completamente reutilizável, com todos os materiais, do teto ao chão, destinados a serem reaproveitados no showroom da empresa ou em projetos de clientes.

Loraine contou que até mesmo o piso foi colado com fita para depois poder ser removido e reutilizado. A atenção aos detalhes técnicos foi fundamental para garantir o nível de sustentabilidade que desejavam alcançar.  

Conquista através da sustentabilidade

Surpreendidos pelo reconhecimento, a equipe da Jador comemorou a conquista do selo ouro. "No dia da montagem, passamos por uma inspeção e recebemos um spoiler. No primeiro dia da feira, junto com o aniversário da nossa CEO, celebramos o nosso selo de ouro", contou Loraine.

Esta foi a primeira participação da Jador em uma feira, e a experiência foi extremamente positiva. "O estande está bombando, e por onde passamos somos reconhecidos", disse ela, ressaltando o sucesso e a visibilidade que a empresa ganhou durante o evento.

Exemplo para outras empresas

Para empresas que desejam seguir o exemplo da Jador e criar estandes sustentáveis, Loraine aconselha: escolher parceiros com uma cultura alinhada aos valores ambientais e legais da empresa é fundamental.

"Sempre buscamos entender se o processo deles está de acordo com as normas legais e ambientais."

Conheça o programa Better Stands

O Better Stands é um programa global da Informa Markets, organizadora da ForMóbile, que tem o objetivo de zerar a geração de resíduos dos estandes dos expositores até 2030. Para isso, as empresas expositoras são incentivadas a abandonarem o uso de estandes descartáveis e priorizar a utilização das estruturas reutilizadas. 

Após a avaliação dos estandes, os expositores recebem um selo com um dos três níveis de progresso do Better Stands: Bronze, Prata e Ouro. Após o evento as empresas receberão um certificado digital que comprova essa conquista. Veja os critérios de cada nível:

Better Stands Bronze: envolve a construção de estandes em que os componentes, incluindo paredes, pisos, mobília, equipamentos e iluminação sejam 100% reutilizáveis e com meta a ser cumprida em todos os eventos da Informa Markets até o ano que vem.

Better Stands Prata: este nível, além de incluir todos os elementos do nível bronze, exige que todos os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição deverão ser reutilizáveis.

Better Stands Ouro: po último nível incorpora todos os elementos dos níveis Bronze e Prata, adicionando gráficos, itens decorativos e revestimento de pisos para garantir geração de resíduo zero.

A participação no programa Better Stands traz benefícios a todo mercado de eventos. O principal deles é a adoção de estruturas reutilizáveis, que reduzirá drasticamente a geração de resíduos e, consequentemente, o impacto ambiental dos eventos.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar