As palestras para marcenarias durante a ForMóbile 2022 foram sucesso de público! Com visitantes atentos e buscando atualização profissional, o Palco ForMóbile contou com a presença de Fernando Imazu, consultor e especialista em móveis planejados, durante os quatro dias do evento.
Trazendo quatro apresentações diferentes, Imazu conversou com o público sobre as principais dores dos marceneiros, dificuldades com processos e vendas, dicas de otimização e gestão, entre outros temas.
Confira abaixo os principais ensinamentos compartilhados por Fernando Imazu durante a ForMóbile 2022!
Aumentar a produção com passos simples
No primeiro dia da feira, Imazu compartilhou os 5 passos práticos, e simples de implementar, para aumentar a produção em uma marcenaria.
De forma resumida, são estes os passos:
- Planejar
- Organizar
- Acompanhar
- Padronizar
- Coletar dados
Mas é claro que o consultor explicou cada um destes pontos com muitas observações e mais dicas para cada momento. Em organizar, por exemplo, Imazu destaca que “um local de trabalho organizado é uma mente organizada”. Só nesse importante passo, é necessário contar com ferramentas e processos de organização, intenção, disposição, disciplina e constância, além da definição e manutenção dessa cultura dentro da empresa.
Vender móveis utilizando gatilhos mentais
Gatilhos mentais são algumas técnicas de discurso que ativam o subconsciente. São muito utilizados para vender, justamente por ajudarem os vendedores a gerar proximidade e valor para cada cliente.
Imazu compartilhou dicas e exemplos sobre cada um dos gatilhos mentais, sendo eles:
- Especificidade;
- Autoridade;
- Inovação/novidade;
- Cientificidade;
- Escassez;
- Urgência;
- Prova social;
- Reciprocidade;
- Curiosidade;
- “Eu sou como você”.
Conhecer, testar e aplicar os gatilhos mentais pode ajudar o marceneiro a fechar mais negócios, mas outros pontos do atendimento antes, durante e após a venda também merecem atenção.
O que fazer com muitos orçamentos e pouco retorno?
Como parte do público confirmou nesta palestra, é comum orçar diversos projetos, por vezes até ocupando o tempo pessoal, e não fechar as vendas. Para ajudar os marceneiros, Fernando Imazu explicou a importância de entender a dinâmica do orçamento e também conhecer quem é o cliente que está solicitando atendimento.
Sobre o cliente, é necessário descobrir o tipo de móvel (se é necessidade e/ou desejo), o planejamento do próprio cliente (“planejado ou desesperado”), origem e todos os custos envolvidos.
A dica de ouro de Imazu é aprender a filtrar esses clientes e assim criar orçamentos mais assertivos, para quem realmente quer fechar e se comprometeu com seu trabalho desde o início.
Surpreender o cliente utilizando overdelivery
Overdelivery, como Imazu apresentou no Palco ForMóbile, é “entregar além do esperado”. Essa técnica pode ser aplicada em diferentes pontos de trabalho da marcenaria (atendimento, produto, entrega, pós-venda, etc) e gera uma boa surpresa para o cliente.
Nesse objetivo conhecido por “fidelização de clientes”, um cliente com visão positiva sobre seus serviços promove a marcenaria para outros possíveis compradores.
Cobertura ForMóbile 2022
Você pode assistir estas palestras completas na plataforma ForMóbile Xperience!