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MadeiraMadeira comenta os desafios e oportunidades do e-commerce de móveis

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Logística, parcerias, inovação e o cliente no centro do processo. Confira os destaques dessa conversa!

É difícil pensar em compra online de móveis e decoração sem acabar esbarrando na Madeira Madeira. O motivo disso é simples: a empresa é uma das referências no setor, com mais de 900 mil produtos ativos, e foi pioneira no setor de e-commerce para mobiliário, 11 anos atrás.

Dividindo um pouco da trajetória e dos aprendizados da empresa, César Augusto Klauck, CEO da BulkLog, que gerencia a operação logística especializada em móveis, e Viviane Campos, gerente de expansão e novos negócios da MadeiraMadeira, participaram de uma conversa ao vivo, no último dia do lançamento da ForMóbile Xperience.  

“Não faltam canais de venda para se conectar com o cliente, mas precisamos entender que entregamos mais que um móvel para o consumidor. Muitas vezes entregamos sonhos, encantamento, conforto”, comentou César. “Somos responsáveis por criar uma realidade em que todas as pessoas possam ter acesso a móveis de qualidade e a um ambiente aconchegante em casa”, defendeu.  

Abordando o modelo drop shipping adotado pela empresa – em que a compra com a indústria só acontece depois da compra do cliente, ao invés de seguir a lógica de vender a partir do estoque –, César reforçou também a importância de uma rede segura e confiável de fornecedores. “Aqui estamos sempre buscando estar próximos dos fornecedores, para desenvolvemos juntos as soluções que os clientes querem. Acreditamos que todas as etapas do processo, desde a qualidade da embalagem para o transporte até o móvel em si, tudo é importante para criar uma experiencia completa para os clientes”, explicou.

O cliente no centro do processo

Ainda dentro desse modo de trabalho adotado pela MM, Viviane dividiu com os presentes o foco da empresa nesse momento. “O cliente é a base de todas as coisas em que a gente faz, seja no e-commercce, seja na loja, seja na entrega, seja na montagem. Nossa intenção é entender quem é esse cliente e o que ele quer”, contou. “A gente não quer atrair o cliente para o que a gente está oferecendo, mas adaptar o que a gente oferece ao que o cliente espera”.

Por isso, ela destaca também a importância dos parceiros e da rede de fornecedores. “Nosso produto precisa chegar em São Paulo com a mesma qualidade que chega no Acre, garantindo a mesma experiência. Mais de 70% dos nossos fornecedores estão com a gente há mais de 3 anos, e o cliente percebe a qualidade que essas parcerias proporcionam”, completa Viviane.  

Com esse foco no cliente e na qualidade, os profissionais da empresa estão sempre em busca de maneiras de otimizar a experiência da compra. “Sabemos que melhorar muito a embalagem pode encarecer o produto. E sabemos também que sem uma embalagem adequada, podemos comprometer a qualidade. Por isso trabalhamos em conjunto, ajudando a indústria a se adaptar ao modelo em que a MadeiraMadeira opera, a evitar avarias e custos extras, mas ainda garantindo a satisfação do cliente”, dividiu.

 

A conversa completa e as respostas da dupla às perguntas feitas ao vivo pode ser conferida na íntegra na plataforma ForMóbile Xperience.

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