1 8
1 8
Uma grande inovação abriu o primeiro dia de apresentações do ForMóbile Xperience 2020. A Duratex saiu na frente e anunciou ser a primeira empresa no Brasil a oferecer painéis de madeira revestidos (MDF e MDP) e pisos laminados com proteção antiviral e antibacteriana. Em meio à pandemia, a solução batizada de Protekto Plus se faz bastante pertinente, pois precisamos estar seguros que estamos em um lugar saudável e impedir a propagação de vírus, germes e bactérias.
O produto com a marca Protekto oferece extensão da proteção contra bactérias e vírus, incluindo os vírus envelopados, como é classificado o coronavírus. Com uso de um aditivo desenvolvido por uma empresa especializada em nanotecnologia, que produz e cria soluções com materiais inteligentes, a Duratex desenvolveu um projeto para identificar uma solução, através da adição de íons de prata, que potencializa o efeito antiviral.
“Os antimicrobianos convencionais não tinham eficácia contra vírus. Então, passamos por uma fase de entendimento do mecanismo e funcionamento desse novo produto. Analisamos diferentes tipos de princípios ativos e identificamos a prata como mais eficaz”, conta Francisco Pedroso, Gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Duratex.
Importante saber:
- Todos os produtos que estão sendo fabricados pela empresa, hoje em dia, contam com a proteção;
- A produção dos móveis, seja em indústria ou marcenaria, não sofre qualquer tipo de alteração devido à novidade;
- Há identificação do Protekto Plus aplicada nos pisos e uma identificação de lote no caso dos painéis;
- Outra boa notícia é que não está prevista alteração de preço dos produtos.
Como funciona?
Essa proteção cria uma barreira que elimina o crescimento de microrganismos, não permitindo que se depositem nos produtos, mantendo a limpeza por mais tempo. Dessa forma, os produtos mantêm-se higienizados, contribuindo para manter os ambientes ainda mais saudáveis.
O produto foi testado e aprovado em laboratórios externos independentes, seguindo recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com 99% de inativação viral já no primeiro minuto e atingindo 99,9% em poucos minutos. As pesquisas continuam para maior aprofundamento no tema e verificação de resultados.
