ForMóbile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conector para painéis de madeira inova trazendo versatilidade e praticidade ao usuário

Solução inovadora e que responde à tendência cada vez mais forte pela customização, o Conector Môy chega ao mercado para atender múltiplas necessidades

Diante de um mundo em constante mudança, o setor de móveis se encontra diante de muitos desafios. Ao mesmo tempo em que as tendências de design se atualizam, a configuração das famílias e das casas se modifica, gerando novas demandas e desejos. Se antes lidávamos com famílias grandes e cômodos espaçosos, vemos com cada vez mais frequência núcleos familiares reduzidos, habitando apartamentos menores e com novas necessidades. Atender essas mudanças exige inovação e soluções inteligentes, capazes de se adaptar às diferentes realidades do morar. 

Bernardo Santana, fundador da Môy, buscava entender a próxima onda de mudanças para o setor moveleiro e de design na HOMI 2019, feira de móveis de Milão, quando identificou uma oportunidade. “Faltava no mercado móveis que fossem realmente práticos e reunissem as características de baixo custo, capacidade de customização, versatilidade de formas e usos, trazendo um design que conversasse bem com qualquer tendência”, observou. Respondendo à essa ausência, o profissional desenvolveu o Conector Môy, uma peça versátil e prática que permite a conexão de painéis de madeira para a montagem facilitada de móveis. 

O desenvolvimento do produto exigiu colaborações multidisciplinares. “Fiz contato com a Suggar, grande fábrica de eletrodomésticos de BH que disponibilizou seus prestadores de serviço de projetos industriais e consultoria em plástico injetado, com os quais foram feitos contratos para o desenvolvimento da peça e confecção do molde para fabricação em escala. Paralelamente foram sendo desenvolvidos o trabalho gráfico, de naming e comunicação visual com a profissional Laura Scofield, e de desenvolvimento da coleção de móveis com o apoio da equipe da Arca Conceito, da qual também sou sócio”, relata Santana. 

Novas necessidades, novas soluções

De acordo com Santana, os móveis feitos a partir do Môy dialogam diretamente a proposta de vida dos usuários da geração Z e Millenials. “Esses consumidores são hipercognitivos, demandando produtos que terão mais de uma possibilidade de uso e ainda ofereçam uma experiência de consumo”, explica. 

Divulgação - Arca Conceito/MôyARCA_200817_029.jpg

Para ele, as novas gerações têm dificuldade de aceitar a ideia de comprar um móvel planejado, por exemplo, demorar para receber, ter um produto para um único fim, fixo numa função e local específico e que poderá virar lixo após o término de sua vida útil. “Eles preferem participar do processo, tendo a possibilidade de planejar, criar, executar, montar, além de manterem a opção de repaginá-lo quando acharem necessário”, defende. Além disso, o conector Môy traz outra vantagem que ameniza um gargalo na cadeia produtiva dos móveis: seu transporte e montagem são simplificados e não exigem mão de obra especializada.   

Personalização como tendência e criação como parte da experiência

A demanda por soluções únicas e personalizadas ganhou espaço nos últimos anos. Com a pandemia da COVID-19 e as revoluções causadas por ela na relação com o morar, a personalização de produtos e a experiência do ‘mão na massa’ passaram de tendência para realidade. Segundo o fundador da Môy e sócio da Arca Conceito, o novo produto responde à esse desejo. “O Conector Môy é um produto desenvolvido para refletir a personalidade de cada cliente. Através do conector é possível unir painéis, criando móveis e estruturas, de maneira inovadora. Os conectores podem ser reposicionados ou mesmo removidos sem danificar a superfície em que ele é instalado, permitindo novas configurações”, aponta Santana. 

O criador do produto define o Môy como um LEGO®, que permite que o usuário construa seus próprios móveis e objetos. “O conector fixa em ângulos de 90º, 105º e 150º dois painéis de espessuras entre 12mm e 18mm, sem a necessidade de furar, cortar, colar ou parafusar a peça, facilitando o uso do mesmo material para diferentes móveis”, explica. Composto por 2 peças produzidas em plástico injetado, porca e parafuso, o Môy assume um papel chave no desenvolvimento e criação de uma coleção de móveis e objetos que se apropriam de seu estilo e adquirem características únicas e inéditas. “Com isso, o usuário pode complementá-lo ou diminuí-lo conforme a sua conveniência, desmontá-lo para transporte ou armazenagem, trocar partes para customização ou reparo e até mesmo construir seu próprio móvel do zero conforme sua necessidade, sem precisar de conhecimento técnico: basta uma chave allen”, conclui.  

Como usuários finais, o Môy e seus derivados são versáteis e atendem a praticamente todos os segmentos de mercado, segundo Santana. “Desde lojas que necessitam de estruturas de rápida execução e montagem para compor seu visual merchandising até empresas de prestação de serviço que procuram por um balcão ou suporte específico. O Môy pode ser trabalhado por várias cadeias de distribuição e várias formas de comercialização, sendo um excelente agente gerador de demanda de MDF. Toda a indústria de MDF se beneficia agregando o Môy a seu portfólio”, completa. 

Saiba mais sobre o Conector Môy no site da marca e confira na galeria a seguir algumas possibilidades de uso do produto. 

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar