ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Marcelo_1 - Crédito Cauê Diniz
Marcelo Rosenbaum na ForMóbile

Confirmado na ForMóbile, Marcelo Rosenbaum diz como a brasilidade pode destacar uma linha de móveis

Presença garantida no dia 28 de julho, no estande da Masisa, durante a ForMóbile 2016, Marcelo Rosenbaum é semeador de uma espécie de metodologia batizada de Design Essencial, que dá luz a conceitos relacionados às referências culturais de cada local. Trazendo para o dia a dia das fábricas de móveis do Brasil, o experiente designer acredita que a criação de uma linha que utilize a brasilidade como tema é uma forma de se mostrar um País pouco conhecido e trazer identidade real para a marca.

“O Brasil é um país de muitas riquezas, temos culturas e saberes em locais que nem imaginamos. Antes de desenvolver algo é preciso explorar e entender a brasilidade enraizada que evoca uma identidade dentro da gente”, defende. Para chegar nesse resultado positivo e estimulante, contudo, é necessário entender e incorporar ao processo da indústria moveleira a definição de Design Essencial. De acordo Rosenbaum, é a capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar seus valores essenciais, traduzindo-os em conceitos que, por meio da ferramenta de beleza e estética universal chamada design, tornam-se agentes de transformação do mundo.

Com cases desenvolvidos com a aplicação dessa metodologia em diversos tipos de projeto, Marcelo Rosenbaum já consegue analisar parte da cadeia da criação. “O design é uma forma de realizar o processo, incluindo a vocação da empresa e as pessoas no processo de concepção do design.”

Confirmado na ForMóbile

No dia 28 de julho, terceiro dia de feira, a convite da Masisa, o designer apresenta móveis criados a partir de uma linha exclusiva de painéis de madeira com texturas inovadoras. Há um ano a Loja Oppa contatou Marcelo Rosenbaum (Estudio Rosenbaum) e Paulo Biachi (Estúdio O Fetiche) para a criação de uma linha de produtos exclusivos. Em seguida, o arquiteto Solon Cassal, da Masisa, foi procurado para desenvolver uma linha de padrões em MDF para serem utilizados nesse projeto. Dessa cocriação nasceram os padrões Azulão, Brita e Cajueiro, que carregam as essências regionalista e jovem de Rosenbaum, industrial e funcional de Biachi, e o alinhamento com tendência e inovação de Cassal.

marcenaria moderna - infográfico

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar