Oportunidades, Tendências

De insumos a cuidados necessários: saiba mais sobre a impressão digital em MDF

Da última vez que abordamos a impressão digital em MDF aqui no canal, ressaltamos as suas inúmeras vantagens. Dessa vez, vamos tocar em assuntos tão importantes quanto: os insumos e equipamentos utilizados nesse processo, assim como os cuidados necessários para um resultado de qualidade.

Segundo Solivan Szupka, Supervisor de Marketing da AMPLA, os insumos podem variar conforme a impressora digital instalada (cabeçote single-pass ou multi-pass), mas, geralmente, são: substrato (MDF, MDP ou madeira maciça), lixa, massa, primer, tinta digital e verniz. Já os equipamentos são a própria impressora digital e a linha de pintura convencional.

Já em relação aos cuidados necessários durante o processo, vale destacar a utilização de chapas planas, pois quanto mais próximo o carro de impressão digital estiver do substrato, melhor será a qualidade da impressão percebida.

“A qualidade e a resolução dos arquivos digitais também são importantes para garantir bons resultados, pois a impressora digital apenas reproduz a fonte de dados, no caso, o arquivo. É importante também observar a qualidade do primer e a gramatura do branco aplicado, pois ele está diretamente ligado à reprodução e fidelidade das cores. Quanto mais branco o fundo for, maior será a percepção de qualidade e fidelidade das cores reproduzidas”, indica Szupka.

Indústria de móveis e a impressão digital direta em MDF

Embora seja um tema relativamente novo no setor, a indústria brasileira já vem utilizando a impressão digital direta em MDF em diversos polos moveleiros, mesmo que ainda em casos isolados e de forma tímida. De acordo com Solivan Szupka, a novidade está sendo aplicada na produção seriada de móveis e acessórios.

“Acreditamos que é necessário continuar levando cada vez mais informação ao mercado brasileiro para maior difusão dos benefícios da implantação da tecnologia de impressão digital sobre MDF na produção de móveis seriados. Na Europa, a tecnologia já é bem mais difundida e o seu potencial melhor assimilado”, analisa.

No que diz respeito à capacitação necessária para os profissionais que trabalham com esse tipo de impressão, o Supervisor de Marketing da AMPLA, afirma que “existem no Brasil  cursos de formação e capacitação de operadores de impressoras digitais. Já para as impressoras vendidas por nós, a capacitação é dada no centro de treinamento da empresa, em Pinhais, no Paraná”, conclui.  

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *