Oportunidades, Tendências

Confira as vantagens da impressão digital direta em MDF

Nós já falamos diversas vezes sobre as principais tendências do mercado brasileiro de móveis, como é o caso da impressão digital aplicada sobre as chapas de MDF. Conforme explica Solivan Szupka, Supervisor de Marketing da AMPLA, “esse processo é realizado por meio de equipamentos dotados de lâmpadas de cura UV e de cabeçotes  de impressão por jato de tinta, controlados por meios eletrônicos através de softwares. Esses equipamentos (impressoras) podem ser do tipo single-pass, onde o cabeçote é acoplado na linha de pintura e as chapas passam através dele; ou do tipo multi-pass, sistema instalado paralelo à linha de pintura, onde é o cabeçote que se movimenta sobre as chapas fixas.”

Entretanto, para que uma chapa de MDF possa ser impressa digitalmente, ela deve ter a superfície branca e lisa, além de ser preparada com massa, lixa e primer. Além disso, geralmente as impressoras digitais trabalham com arquivos gráficos digitais comumente utilizados, tais como: TIFF, JPG, EPS e PDF.

Quais as vantagens da impressão digital para a indústria moveleira?

Quando falamos em impressão digital direta em MDF, as vantagens são inúmeras para as empresas do setor. Confira algumas delas a seguir:

Leque infinito de possibilidades

A impressão digital permite que diversas ideias sejam colocadas em prática, pois seu processo, ao contrário do sistema convencional, não necessita de matrizes (rolos e cilindros) que têm alto custo, levam bastante tempo para serem produzidos, geram resíduos, sofrem desgastes e são limitados, em sua maioria, a uma, duas ou três cores.

Rapidez diante das mudanças do mercado

Por não possuir matrizes, a impressão digital confere agilidade ao negócio. Ela permite, por exemplo, que às empresas adotem uma reação rápida diante das tendências e mudanças frequentes do mercado. Assim, um novo padrão pode ser impresso minutos após ser criado, além de poder sofrer alterações por diversas vezes, de modo que uma nova cor ou tonalidade seja rapidamente adicionada, sem prejuízos.

“Dá asas” à imaginação

O processo também permite a criação de projetos inigualáveis e o estabelecimento de novos padrões. Isso porque o resultado da impressão não está atrelado aos meios físicos, facilmente copiados (rolos e cilindros), mas à capacidade de criação do designer ou artista, por exemplo.

Personalização e customização

A impressão digital permite a personalização de projetos especiais, sejam eles impressos pelos padrões fornecidos pela empresa, escritório de design ou pelo próprio cliente. Além disso, por possuir custos de produção lineares, é possível imprimir uma única peça ou milhares delas a qualquer tempo. Vale lembrar que isso pode acontecer de forma aleatória, sem custos extras.

Impressão de pequenos e médios volumes

Devido aos custos lineares, o processo permite também a impressão de pequenos e médios volumes. Muitas vezes, estes itens são inviáveis de serem produzidos em linhas de pintura convencionais, assim como a criação e prototipagem de novos produtos. Em geral, que dependem de linhas de pintura convencionais, pois requerem muitos setups, cilindros e matrizes, além da necessidade de parar a linha de produção para atender a área de P&D.

Ambiente de produção controlado

Com a impressão digital, os sistemas de gerenciamento de cores oferecem um ambiente de produção totalmente controlado. Nesse caso, a imagem vista no monitor tem a máxima semelhança com o impresso na superfície da chapa. Além disso, a biblioteca de dados armazena todos os projetos. Resumindo, isso permite a impressão deles a qualquer momento. O melhor de tudo? Mantendo o mesmo padrão de cor da primeira à última peça.

Agrega valor

Não à toa, o processo também dá a possibilidade de agregar mais valor aos móveis fabricados. Isso porque permite imprimir padrões criados por celebridades ou, até mesmo, pelo licenciamento de personagens ou de marcas famosas.

Novos modelos de negócios

Vale lembrar, com a impressão digital direta, é possível desenvolver novos modelos de negócios, totalmente alinhados às tecnologias digitais de comércio eletrônico e da Indústria 4.0.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *