Tendências

Confira as tendências de cores da estação para o mobiliário

Assim como acontece no mundo da moda quando falamos de roupas e acessórios, os móveis e objetos de decoração também seguem as tendências de cores ditadas pelas estações do ano. Neste inverno, por exemplo, tonalidades e estampas podem “mudar a cara” dos ambientes e, inclusive, dos mobiliários.

Até pouco tempo, era comum ver apenas algumas cores nos móveis, contudo, o desenvolvimento da tecnologia no que diz respeito à pintura e aos tipos de revestimentos disponíveis no mercado, além da maior receptividade dos clientes brasileiros às tendências globais, têm mostrado que é possível a indústria moveleira inovar com a incorporação de novas opções de cores a cada temporada.

Tendências da estação nas cores para mobiliário

“Indicamos 72 cores como tendência para o setor moveleiro e o design de interiores e exteriores na publicação ‘Pantone View Home Interiors 2019’. As cores vêm dentro de famílias conceituais, que abrangem diversos tipos de consumidores. Neste ano, no Pantone Color Institute, apostamos na família dos lilases e roxos, seguindo a evolução do Ultra Violet 18-3838”, explica Blanca Lliahnne, CEO do Lexus Groupe – empresa distribuidora autorizada da Pantone no Brasil.

Além disso, os tons avermelhadose florais também podem ser considerados tendências para este ano. “Vivemos um momento em que a espiritualidade e a contra-cultura, ambas expressas nessas sequências de cores florais, são lacunas que a tendência vem para preencher. Uma grande confirmação foi o novo uso de iluminação violeta ou as novas lâmpadas na cor Ultra Violet, oferecendo diversidade e praticidade ao incluir uma cor tão divergente e necessária em nossos ambientes, conforme as indicações da estação”, garante a CEO do Lexus Groupe.

Combinação de cores da estação

Quando a questão é combinação de cores, a proposta é criar um ar sedutor e atemporal, mas que, ao mesmo tempo, garanta uma decoração quente e natural, principalmente em combinação com a madeira.

A busca pelo bem-estar também evidencia os tons verdes e azuis, em diversas nuances. O verde representa naturalidade e ganha variações até o turquesa, já o azul é indicado para ambientes mais sóbrios. No entanto, para Blanca, os tons Ultra Violet lançados pela Pantone também fazem uma excelente combinação “se usados em arranjos cromáticos em degradês ou cinzas metálicos. Essas aplicações requerem um estudo prévio, pois são cores que foram pouco usadas até hoje em decoração”, ressalta.

Tendências em estilo

A premissa do “menos é mais”  está presente no mobiliário. A predileção é por móveis funcionais e expressivos, que sejam objetos de destaque, fazendo emergir curvas atraentes e sinuosas, além de cores  expressivas. Demandas específicas, que denotem o estilo de vida do morador, trazendo mais personalidade ao ambiente por meio das cores, também estão em alta.

No entanto, quando o assunto é combinação, Blanca afirma que “podemos ver ambientes com referência a curvas, brilhos e superfícies muito macias ou tecidos ultraleves para essa família de cores, que é indicada tanto para salas de estar quanto para quartos de dormir para adultos, ou pequenos espaços para meditação. Além disso,  almofadas altas para usar sobre tapetes macios seriam uma aposta de peças de decoração nessas cores indicadas”, conclui a especialista.

Você já conhecia as tendências em cores para móveis? Costuma trabalhar com elas? Compartilhe sua experiência conosco no campo de  comentários abaixo e até a próxima. 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *