Gestão

Como adequar as máquinas da indústria moveleira à NR12?

Quem está inserido dentro do setor industrial brasileiro, incluindo as empresas do mercado moveleiro, sabe como é importante seguir a Norma Regulamentadora 12 (NR12). Em síntese, o conjunto de padrões para máquinas industriais foi criado com o objetivo de garantir a segurança dos colaboradores envolvidos, além de evitar danos aos equipamentos e produtos fabricados.

Apesar disso, não são raros os problemas causados pelo desrespeito à regulamentação. Paradas indesejadas na linha de produção,  perda de produtividade, danos aos equipamentos e custos decorrentes de manutenção. Estes são apenas alguns exemplos decorrentes da negligência à norma. Não obstante, acrescenta-se também a essa lista os próprios acidentes envolvendo os trabalhadores. Diante desse cenário torna-se indispensável retomar o assunto sob diferentes pontos de vista.

Justamente por isso, buscar maneiras de fazer a adequação das máquinas utilizadas no chão de fábrica à NR12 é fundamental para a redução (ou eliminação por completo) dos problemas citados acima. “Toda adequação de máquina à NR12 deve ser feita com a avaliação dos riscos de acidente contra os operadores e também contra o próprio equipamento.

Em resumo, após esta avaliação, se define qual o nível de segurança demandado pelo equipamento. “A partir daí é que se pode fazer o projeto com a inclusão de proteções mecânicas, sensores de segurança e sistemas de parada ou desligamento seguro”. É o que explica Renato Damasceno Bedendi, especialista de Produto da Mitsubishi Electric do Brasil.

Papel dos inversores de frequência e dos servo acionamentos

Mais adiante, também é importante buscar a adequação à NR12 por meio de inversores de frequência. Mas o que são eles? Ora, nada mais do que equipamentos eletrônicos de potência cujo objetivo é controlar a velocidade e o torque dos motores elétricos -, além dos servo acionamentos – inversores de frequência, projetados para controlar servo motores, mais dedicados a aplicações de maior precisão no movimento da máquina.

“A relação dos inversores de frequência com a NR12 é total. Eles são os principais dispositivos que controlam os motores elétricos”, ressalta Bedendi. Os motores, por sua vez, são responsáveis por gerar o movimento nas máquinas industriais. Por este motivo, seu funcionamento deve ser interrompido em caso de emergência. “Assim, os inversores utilizados em projetos de adequação à NR12 possuem funções especiais de segurança. Tudo isso para se obter o desligamento seguro, caso ocorra alguma parada de emergência no equipamento”, diz.

E na sua indústria, como é feita a adequação das máquinas utilizadas à NR12? Compartilhe a sua experiência conosco no campo de comentários abaixo e até a próxima! 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *