ForMobile faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

casa_sustentavel_artigo_iba_formobile

É possível ter uma casa sustentável, econômica e aconchegante

No chão, na parede ou em qualquer ambiente, a sustentabilidade pode e deve estar presente em sua casa. Temos uma das mais avançadas e modernas indústrias de painéis de madeira e pisos laminados do mundo, o que garante a qualidade dos produtos que, atualmente, vêm ganhando o mercado externo/internacional. Para o consumidor, as vantagens de optar por produtos de madeira tangem todo o processo, desde sua origem, por meio de matéria-prima renovável e que gera menos impacto ao meio ambiente, até o produto final, que se destaca pelo conforto, economia e qualidade para cada lar.

Todos os pisos laminados ou painéis de madeira certificados têm procedência garantida, ou seja, são frutos de florestas plantadas para fins comerciais. Isto significa que a indústria reflorestou uma área antes degradada pelo homem e, além da plantação de pinus ou eucaliptos, conserva vegetação natural, inclusive, acima do que a lei prevê. Atualmente, são 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas e 5,6 milhões de hectares de áreas naturais conservadas na forma de Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

Mas o que significam todas estas informações? Menos pressão sobre as florestas naturais, uma vez que as florestas plantadas estocam 1,7 bilhão de toneladas de carbono; menos áreas degradadas pela atividade humana; e um produto de origem legal e com menor impacto para o meio ambiente.

Quando pronto, o produto final continua sendo o mais eficaz na colocação e na manutenção diária. Em pisos laminados, por exemplo, a perda de material chega a ser 10% menor, evitando entulhos e, assim, produzindo menos resíduos. Fato é também que os resíduos produzidos pela madeira podem ser reciclados. Também não é necessária a utilização de água ou qualquer outro tipo de material para instalação.

Por fim, um ponto fundamental para o consumidor levar em consideração é o custo do piso laminado. Não há necessidade de compra de argamassa. A instalação é simples e a mão de obra torna-se mais acessível.  Na conta final, somando-se ao valor do m², certamente o produto com base na madeira será mais vantajoso.

Não há dúvidas dos benefícios de produtos de base de madeira com origem legal. É um mercado em expansão e que está tornando o Brasil referência em mais um segmento. E sim, é possível ter uma casa sustentável, econômica e aconchegante.

_____________________________________________________________________________________________

Elizabeth de Carvalhaes é Presidente Executiva da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Energia da International Chamber of Commerce (ICC) do Brasil.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar