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Saiba como a Leo Madeiras triplicou pedidos em e-commerce e duplicou faturamento

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Mudanças em canais digitais resultaram em experiência de compra mais fluida e assertiva, e impactaram no desempenho das vendas na loja virtual

A transformação digital é um caminho essencial para empresas que buscam se manter competitivas no mercado atual.

Um exemplo dessa evolução acaba de ser realizado pela Leo Madeiras, que completou 80 anos e é uma das maiores distribuidoras de insumos para marcenaria e indústrias de móveis no Brasil.

A empresa dobrou o faturamento e triplicou o número de pedidos em seu e-commerce com a sustentação do seu canal digital com a solução Oracle Commerce Cloud, em um projeto liderado pela Jotta.

Esta marca do Grupo JBQ.Global, referência em serviços para a transformação digital na América Latina, oferece soluções para implementação, integração, sustentação e suporte em diversas plataformas de projetos B2B e B2C.

Com uma presença que abrange mais de 120 lojas em 24 estados brasileiros e três no Paraguai, a Leo Madeiras concentrou seus investimentos na modernização de sua infraestrutura, aprimorando substancialmente a experiência do cliente em seu e-commerce, com o objetivo de equipará-lo em agilidade às lojas físicas, principalmente na região Sudeste do Brasil.

A importância da experiência do cliente no e-commerce

Além de implementar soluções técnicas, a equipe da Jotta também compreendeu profundamente os desafios específicos da Leo Madeiras e trabalhou em colaboração para alcançar os objetivos definidos.  

A Adaga, marca da JBQ especializada em experiência do usuário (UX), também participou do processo de reestruturação do e-commerce da Leo e desempenhou um trabalho fundamental em UX, UI e acessibilidade, contribuindo significativamente para os resultados alcançados.  

De acordo com Daniel Timote, gerente de e-commerce da Leo Madeiras, a empresa tem um DNA simples, mas oferece muitas soluções customizadas e sofisticadas na busca do propósito de contribuir para o sucesso do setor de marcenaria.  

“Nossa equipe nas lojas físicas proporciona uma experiência única, principalmente aos nossos clientes profissionais de marcenaria, e na loja on-line não é diferente. No entanto, essa não foi e ainda não é uma tarefa fácil. Estamos numa jornada de aprendizado e enfrentamos vários desafios até aqui”, afirma.  

Já Denis Leiva, coordenador de e-commerce na Leo, resumiu o sucesso do projeto: "A combinação de organização, testes e dedicação fez toda a diferença para alcançarmos esse resultado. A maturidade digital da Leo cresceu junto com o projeto, e hoje somos referência em e-commerce."  

A parceria vai além de um projeto pontual: trata-se de uma colaboração contínua com squads dedicadas, equipe de sustentação, consultoria e projetos, garantindo que as melhorias sejam sustentadas e expandidas ao longo do tempo. 

Por isso, além dos benefícios diretos, como o aumento nas vendas e a melhoria da experiência do cliente, o case da Leo também destaca a importância de uma colaboração sólida entre a empresa e seus parceiros de tecnologia.

“Os resultados demonstram como a inovação e a adaptação às demandas do mundo digital se traduzem em resultados tangíveis”, comenta Camila Pedretti, CX Consulting da Jotta.  

Confira, a seguir, os desafios iniciais e as soluções aplicadas pelo time da Jotta no processo de inovação dos canais digitais da Leo:  

Desafios iniciais  

O fluxo de cadastro de clientes existente dificultava a navegação, impactando negativamente o processo de finalização de pedidos.

Entre os problemas identificados, estavam a dificuldades para criar e registrar os endereços, prejudicando a experiência do usuário tanto no perfil pessoal quanto no checkout.  

Soluções customizadas  

A equipe da Jotta realizou uma reformulação completa do processo de cadastro do usuário.

Isso implicou na simplificação da experiência do cliente, otimizando a quantidade de campos, com uma distinção clara entre os fluxos para Pessoa Jurídica (PJ) e Pessoa Física (PF), aprimorando a acessibilidade visual dos campos e facilitando o registro de endereços.  

Essa abordagem permitiu que a Leo ampliasse seu público, possibilitando o cadastro de usuários, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Os resultados foram uma experiência de navegação mais fluida e eficaz, bem como um substancial aumento na taxa de fechamento de pedidos.  

Nova estrutura de integração de pedidos  

Outro desafio era na integração de pedidos com o sistema SAP. O time implementou filas de pedidos para tratar as demandas de forma assíncrona, o que tornou a transmissão de dados mais rápida e confiável.

O que resultou no aumento das vendas, com o e-commerce recebendo três vezes mais pedidos após a integração.  

Expansão territorial de entregas  

Antes da inovação do canal digital, as entregas eram realizadas somente em dois estados. A Jotta trouxe a solução de integração com a Intelipost e a SEDEX, permitindo que a empresa expandisse suas entregas para todo o Brasil.

Essa expansão territorial ampliou o alcance da empresa e a tornou mais competitiva em nível nacional no seu e-commerce.  

Evolução dos meios de pagamento  

A equipe também implementou a integração com o PIX e melhorias nos programas de descontos do e-commerce da Leo.

Essas mudanças aumentaram as vendas por pagamento instantâneo e possibilitaram a oferta de cupons de desconto aos clientes finais, melhorando ainda mais experiência de compra.  

Novo sistema de busca e aumento de performance  

A funcionalidade de busca no e-commerce da oferecia opções de pesquisa limitadas. A parceria com a Linx trouxe melhorias importantes, incluindo a pesquisa por termos e produtos sugeridos no autocomplete.

Isso resultou em um aumento na interação dos clientes com a busca, tornando mais fácil encontrar os produtos desejados.  

Além disso, o site enfrentava problemas de lentidão, o que também afetava a experiência do usuário.

Com isso, outro trabalho importante realizado foi a sustentação do site, melhorando a velocidade de navegação das páginas e o fechamento de pedidos.

E-commerce é case de sucesso

Para Pedretti, o case serve de inspiração para outras empresas que buscam transformar seus negócios digitalmente.  

“A Leo é um exemplo de como a combinação de tradição e inovação pode levar a resultados extraordinários em um mercado em constante evolução. A capacidade de adaptação, o foco na experiência do cliente e o investimento em infraestrutura moderna são elementos fundamentais desse sucesso”, conclui.  

Até o final deste ano, a Leo Madeiras projeta movimentar R$ 4 bilhões em vendas, destacando seu papel de liderança no mercado.

A empresa também planeja continuar inovando e expandindo sua presença, tanto no mundo digital quanto nas lojas físicas.

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