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Gestão

Como a autoconfiança afeta as suas vendas?

Para profissionais autônomos e pequenas empresas, é imprescindível desenvolver algumas habilidades extras. Além de entender de contabilidade, compreender as leis relacionadas ao trabalho e conhecer as técnicas de produção, outras expertises também precisam ser desenvolvidas. A capacidade de atender bem o cliente e de realizar boas vendas está entre elas. Como a autoconfiança afeta essas habilidades e, consequentemente, impacta seu negócio?

Autoconfiança e Síndrome do Impostor

O nível de autoconfiança está relacionado ao reconhecimento e a reafirmação dos aspectos positivos. De acordo com Aurea Regina de Sá, jornalista e coach de comunicação pessoal, é importante que o profissional reconheça suas qualidade. “Se o profissional não consegue perceber o valor das realizações que carrega na bagagem, terá dificuldades de assumir desafios por entender que não é suficientemente capacitado”, conta.

Ou seja, não perceber o próprio valor pode ser uma autossabotagem. “É a chamada Síndrome do Impostor, termo criado pela psicóloga norte americana Pauline Clance. O impostor, que é também um autossabotador, não acredita que o sucesso é merecido e por isso tem comportamentos e falas que desmerecem seu próprio resultado”, explica a especialista.

Sintomas de comportamentos sabotadores

Assim, identificar e lutar contra as autossabotagens é perte do processo de ganhar confiança pessoal. “É possível perceber se o comportamento é autodestrutivo a partir de alguns sintomas, como reclamações, comparações e falas de desmerecimento”, aponta Aurea. Ou seja: esses pontos podem ser fortes indicativos de autoconfiança baixa.

Além disso, para alcançar o que se pode chamar de ‘autoconfiança suficiente’ é importante trilhar o caminho do autoconhecimento para olhar para si e enxergar o que há de bom.

Como a autoconfiança afeta as vendas?

Para Aurea, o crescimento profissional depende diretamente do desenvolvimento da confiança. “Alguém que vive se justificando quando recebe um elogio, que não aceita o agradecimento do outro e não percebe que merece o sucesso vai experimentar a angústia de perder oportunidades de crescimento como pessoa e profissional”, comenta.

Com a autoestima reforçada e, portanto, mais autoconfiança, o profissional pode experimentar:

– Atitudes mais ousadas para fazer networking e fechar negócios;
– Pensamentos fortalecedores que impulsionam o crescimento;
– A criação de argumentos que defendem seus pontos de destaque para negociar preços e competir de forma saudável.

Dessa forma, desenvolver sua autoconfiança pode ser um caminho direto para melhorar suas vendas. Que tal começar agora?

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