Gestão

Adesivos PUR e base água: cuidados para uma aplicação de qualidade

Quem trabalha no setor moveleiro precisa ficar de olho nas soluções de adesivos lançadas no mercado. Afinal, eles exercem um papel importante para o acabamento perfeito dos mobiliários produzidos. Nesse sentido, vale a pena ressaltar as diferenças e os cuidados necessários para a aplicação dos adesivos hot melt feitos à base de PUR (poliuretano reativo) e dos adesivos base água.

Os primeiros, quando entram em contato com a umidade relativa do ar ou substratos, começam um processo de reticulação, tornando-se adesivos termofixos, altamente resistentes a altas temperaturas. Não à toa, eles costumam ser  utilizados, principalmente, para a colagem de fitas de borda e o recobrimento de perfis e batentes, em chapas de MDF e MDP.

O PUR é uma cola monocomponente, que apresenta alta resistência física e química. Já as versões base água, nada mais são do que emulsões aquosas feitas de acetato de polivinila com plastificantes (PVA). Geralmente, elas  livre de são livres de solventes orgânicos, possuem alto rendimento e não são inflamáveis.

Adesivos para móveis: recomendação de uso

Os adesivos PUR podem ser utilizados em todos os tipos de móveis, conforme esclarece Igor Fritsch, gerente de mercado moveleiro e calçados da Artecola Química. “Esse tipo de adesivo é muito recomendado para aquele mobiliário em que se busca excelência de acabamento e elevada resistência final de colagem.

Cabe ressaltar, ainda, que suas maiores concentrações estão em peças destinadas a ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros, e a ambientes externos, também suscetíveis à umidade.

Os adesivos base água, por sua vez, têm outra finalidade. “Eles estão presentes nas laminações de chapas, post forming, na colagem de cavilhas, nas montagens de cadeiras e na fixação de vidros”, destaca Fritsch.

Adesivos para móveis: a aplicação

No caso dos adesivos hot melt PUR, é necessária a utilização de uma coladeira, empregada, geralmente, em três velocidades: baixa (em torno de 25 m/mm), média (entre 30 a 50 m/mm) e alta (acima de 50 m/mm). Ao longo do processo com hot melt, o profissional também deve ficar atento a variáveis importantes, como o tipo do substrato trabalhado, a gramatura (quantidade) do adesivo a ser utilizada, a temperatura de aplicação do adesivo,  a viscosidade do produto, o tempo de prensa necessário para o processo, o tempo de secagem, entre outros fatores. Por isso, para uma melhor utilização do adesivo, devem-se seguir as recomendações do fabricante.

Já os adesivos base água podem ser aplicados tanto manualmente quanto com o uso de rolo (pode ser o mesmo de pintura, por exemplo) ou pincel. Também é possível realizar a aplicação automática, com o uso de coladeiras. Nesse caso, os cuidados são mais complexos e muito parecidos com os relacionados aos adesivos PUR citados acima.

Tendo todos esses fatores bem controlados, é possível desenvolver um bom trabalho, tanto com os adesivos hot melt PUR quanto com os base água.

Quer saber mais sobre adesivos indicados para móveis? Tem alguma boa prática para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários abaixo e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.   

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *